Maio Amarelo: Prefeitura lança campanha Lonjura que Salva Vidas, focada na segurança dos ciclistas

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), lança hoje, terça-feira, 24/05, a campanha Lonjura que Salva Vidas, que foca no distanciamento de 1,5 metro durante a ultrapassagem de ciclistas. A campanha é constituída pela divulgação de artes visuais pela cidade e redes sociais, além de um passeio ciclístico em 29/05, último domingo de maio.

A ação faz parte do movimento Maio Amarelo – que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito –, mas as atividades de conscientização seguem pelos próximos meses. As secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e de Saúde apoiam a campanha.

“Essa é nossa primeira grande campanha voltada para a segurança dos ciclistas. Nosso objetivo é informar motoristas e ciclistas sobre a lei do um metro e meio, tratada pelo artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro. Essa modalidade de transporte vem crescendo na cidade e o principal meio de evitar acidentes é a conscientização”, enfatiza a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

O prefeito Luciano Almeida lembra que a utilização de bicicletas como meio de transporte já é tendência mundial, sendo uma alternativa mais sustentável e que melhora a mobilidade urbana. “Estamos trabalhando para ampliar a malha cicloviária no município, sempre com estudos que atendam demandas dos ciclistas e garantam segurança no trajeto. Já chegamos a 20 Km de novas ciclofaixas pelo projeto CicloVidas. E novos estudos estão sendo realizados para implantarmos ainda novas ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas turísticas no nosso município”, afirma Luciano Almeida.

Jane lembra que é essencial que os ciclistas utilizem as ciclofaixas e ciclovias existentes e que os motoristas devem manter a distância de 1,5 metro também dessas vias. "É importante ainda frisar que os pedestres não devem utilizar as ciclovias e ciclofixas, que eles devem utilizar a calçada, para evitar acidentes", afirma Jane.

Para realizar a campanha, a Semuttran conta com parceiros importantes para a cidade, como o XV de Piracicaba, que empresta o mascote Nhô Quim como representante da ação nas artes, que serão divulgadas em ônbus, abrigos, banners e redes sociais.

As artes da campanha foram feitas em parceria com o chargista Luiz Marangoni e trazem como destaque o caipira, utilizado por ele em suas charges do XV de Piracicaba, dirigindo uma Kombi, em alusão ao hino do time. A campanha também será divulgada em dias de jogos do XV no Estádio Municipal Barão da Serra Negra pela Copa Paulista de Futebol. Além disso, palestras em escolas e empresas serão realizadas pelos agentes da Semuttran.

Outros parceiros da Lonjura que Salva Vidas são a empresa TUPi Transportes e grupos de ciclistas e empresas do setor, como Bike Hotel, Mais Ciclovias, Blink Bikes, S2 Bike Shop, Sport Bike, Visual Bike, Pada Bike e Seguralta.

1,5 METRO – O chefe da divisão de segurança e educação de Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, explica que a Lei do Metro e Meio deve ser respeitada ao passar ou ultrapassar o ciclista. Essa distância de 1,5 metro protege o ciclista e deve ser praticada por todos os veículos seja automóvel, moto, ônibus ou caminhão.

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