Prefeitura implanta sistema para integrar dados da Administração Municipal

Autor: Andressa Mota/CCS- Fotos- Justino Lucente

Com integração, Prefeitura vai se adequar a determinação federal - Foto Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e com apoio do Centro de Informática da Secretaria Municipal de Administração, implanta sistema para integrar dados das áreas estruturais da Administração Direta e Indireta e da Câmara Municipal, como recursos humanos, arrecadação, almoxarifado, patrimônio e compras. Com isso, a Prefeitura vai se adequar ao Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC), conforme determinação federal por meio do decreto 10.540/2020.

A implantação, que teve início hoje, quarta-feira, 22/06, será concluída no período de seis meses e será norteada por um Plano de Ação. Para isso, o SIAFEM/Piracicaba (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios) terá uma atualização em seu ambiente tecnológico. Reunião realizada hoje, com a presença do prefeito Luciano Almeida, apresentou detalhes dessa implantação aos órgãos da Administração Direta e Indireta e Câmara Municipal.

Com o novo sistema, será possível realizar a consolidação dos dados de toda a Administração Pública, o que visa facilitar e aprimorar o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças na hora de realizar os balanços contábeis, financeiros e orçamentários. Todos os órgãos vão receber treinamento e apoio para realizar a transição dos dados, por meio das empresas terceirizadas contratadas para a implantação, com apoio do Centro de Informática da Prefeitura.

Secretário de Finanças, Artur Costa Santos durante reunião hoje - Foto Justino Lucente

"Essa é uma mudança histórica para rever nossos processos e procedimentos e transformar essa Prefeitura em uma Prefeitura mais eficiente, sem papel, que investe em serviços que facilitem a vida do cidadão. Integrar os processos e treinar as equipes é essencial. O foco da nossa gestão é a gente conseguir ser muito eficiente com os recursos públicos e ser transparentes com tudo que a gente faz", afirma o prefeito Luciano Almeida.

Para Luciano Almeida, implantação do novo sistema é uma mudança histórica para Piracicaba - Foto Justino Lucente

 

Imprimir