Prefeitura leva mais de 1.100 crianças ao teatro

Autor: André Cruz

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Piracicaba levou nesta terça-feira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, 1.126 crianças ao Teatro Municipal Dr. Losso Netto para a apresentação musical “Crianceiras”. A atividade foi desenvolvida em parceria com a SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo). Foram duas apresentações – uma no período da manhã e outra no período da tarde. O espetáculo conta com recursos audiovisuais, música, dança e teatro. 

Foram contemplados alunos de ensino fundamental e educação infantil de sete escolas municipais, todas elas das regiões dos bairros Vila Industrial, Mário Dedini, Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda.  

Os alunos contemplados são das escolas José Pousa de Toledo, Profª Flávia Pires Dario, Profº Luiz de Siqueira, Profº Matheus Túlio, Prof.ª Olívia Caprânico, Profª Anna Maria Fontabelli Avansi e Profª Bernadete de Fátima Oliveira.

“O ‘Crianceiras’ nasceu com uma vocação educativa de ensinar poesia e outros conteúdos didáticos na sala de aula através da arte”, disse Isabela Maggi, produtora do espetáculo.

O projeto começou em 2007 quando o músico Márcio de Camillo, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, quis prestar uma homenagem ao poeta e conterrâneo Manoel de Barros. De 2007 a 2010, ele mergulhou na obra do poeta e transformou os poemas em música. “Eu busquei os personagens e histórias dentro dos poemas. Por exemplo, ‘O Menino e o Rio’ é uma canção, um poema entoado, que fala do próprio Manoel de Barros”, explica.

“Além disso, estava sempre atento às mensagens das poesias, procurando as que mais podiam ser melhor compreendidas pelas crianças”, disse o músico.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, atividades como essa promovem a inclusão social e estimulam o interesse por ações culturais. “Quando você dá a um aluno de escola pública de regiões onde não há muito acesso a esse tipo de apresentação a oportunidade de assistir a uma peça de teatro dessa magnitude, você desperta a vontade de aprender e consumir cultura. O que vimos aqui, o envolvimento das crianças com a apresentação, mostra que atividades como essa são aliadas importantes no processo educacional e cultural”, disse.

“Essas crianças não têm oportunidades fora da escola de vir ao teatro para uma apresentação cultural como essa. Proporcionar isso para aos nossos alunos é maravilhoso”, disse a diretora da EM Prof. José Pousa de Toledo, Vivian Gonçalves Claudio Rodarte.

Além da apresentação no teatro, o projeto “Crianceiras” proporcionou aos professores um curso de capacitação, realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, para prepara-los com material pedagógico para as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula.

Crianças de sete escolas foram ao Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Prefeito Barjas Negri, entre as sescretárias Angela Jorge Corrêa e Rosangela Camolese

Imprimir