Secretários de Cultura da Região Metropolitana de Piracicaba se reuniram no Engenho Central

Autor: Texto- Silvana Duarte Cavicchioli MTB 26.843

No sábado, 21/05, o secretário da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Adolpho Queiroz, recebeu no Engenho Central a visita de seis secretários municipais da área da Cultura, das cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Piracicaba, para debater importantes temas culturais de interesse dos municípios envolvidos, bem como de toda região no cenário cultural e artístico.

Secretário da Semac, Adolpho Queiroz, e secretários da RMP

Estiveram presentes os secretários Edmilson Baia (Capivari); Farid Zaine (Limeira); André Sastri (Mogi Guaçu), com o assessor Francisco Rodrigues; Dalberto Christofoletti (Rio Claro), com o assessor Antônio Brito; Lázaro Natalício Maciel (Santa Gertrudes) e Ivan Teixeira (São Pedro).

Entre os temas que foram abordados estavam Regimentos Internos, Câmara de Cultura, Organismo Oficial, Corredor Intermunicipal de Cultura, Demandas Metropolitanas, Festival Regional de Cultura, Legislação, Street Dance, divulgação em espaços digitais próprios, moldes com verbas governamentais, entre outras propostas relevantes de interesse coletivo no âmbito nacional.

Secretários se reuniram para debater assuntos culturais e artísticos

PARCERIAS - Na ocasião também houve convite da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Unicamp para a realização de eventos conjuntos com a Semac, além da oportunidade oferecida pelo ex-secretário executivo da Cultura de São Paulo, Pedro Pimenta, para a realização de uma oficina referente a solicitações dos projetos do Proac (Programa de Ação Cultural) destinado às empresas que queiram ajudar, com abatimento no Imposto de Renda.

De acordo com Adolpho Queiroz, todos os temas e propostas apresentadas durante a reunião foram muito proveitosos. "Estamos amadurecendo muitas ideias e colocando em prática todas as iniciativas que visam desenvolver e facilitar as atividades artísticas de todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, com projeção nacional", afirma.

ENGENHO DA MEMÓRIA - No dia 08/04, durante o evento Governo na Área, Adolpho Queiroz também havia reiterado ao secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, a liberação de R$ 5 milhões para o Engenho da Memória, espaço que concentrará a Biblioteca Municipal, Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP), Museu da Imagem e do Som (MISP), além do Café e Arquivo Histórico Municipal para abrigar jornais e documentos para preservar a memória da cidade.

No fim da reunião, os secretários e assessores almoçaram com Queiroz e aproveitaram para conhecer todas as estruturas do Engenho Central, bem como desfrutar da tradicional 37ª Festa das Nações, que acontece no espaço, de volta após dois anos de contingência causada pela pandemia.

Calendário das próximas reuniões da Região Metropolitana de Piracicaba

16/ julho – Rio Claro

10/ setembro – Limeira

12/ novembro – Santa Gertrudes

Feira do Livro em Mogi Guaçu – de 8 a 28 de julho

Festival do Inverno de Capivari – 1, 2 e 3 julho

 

Imprimir