Volta às aulas: CPAN dá dicas para "lancheira saudável"

Autor: Leandro Bollis - MTB: 53.600

Fonte: Saúde

O mês de fevereiro marca a volta às aulas e muitos pais ficam na dúvida sobre o que colocar nas lancheiras das crianças. Sendo assim, a Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN), da Secretaria Municipal de Saúde, traz algumas dicas de “lancheira saudável”, com o intuito de conscientizar sobre o que os pais podem oferecer para seus filhos.

Segundo a nutricionista Márcia Juliana Cardoso, coordenadora da CPAN, o lanche oferecido às crianças em um momento tão importante do dia tem muita influência no seu rendimento escolar. “O cenário que vemos atualmente é a oferta de alimentos ultraprocessados ricos em açúcar, gordura, sal e adicionadas de conservantes e aditivos artificiais para durarem mais nas lancheiras. As crianças são atraídas pelas propagandas vinculadas a personagens infantis e os pais pela praticidade e pela durabilidade desses produtos”, ressaltou.

De acordo com a nutricionista, esses produtos não oferecem nenhum tipo de nutriente à criança. “São as chamadas “calorias vazias”, as quais viciam o paladar de nossas crianças e devido ao excesso de açúcar, sal e aditivos contidos no produto que podem causar hiperatividade, falta de atenção e memória, além de sobrepeso, alergias alimentares entre outros problemas que atrapalham o rendimento escolar”, explicou. 

Mas quais são esses alimentos chamados de “calorias vazias” encontrados nas lancheiras? São eles: petit suisse, bolinho recheado industrializado, sucos de caixinha, salgadinhos de pacote, bolacha recheada, refrigerante, achocolatado, bisnaguinha, cereais açucarados etc. 

Para evitar o consumo desses produtos e os problemas que o seu consumo traz à saúde das crianças, a CPAN dá algumas dicas para essas trocas saudáveis:

- bolacha recheada por cookies caseiros ou bolo simples;
- refrigerante e suco de caixinha por água, água saborizada e sucos naturais (os sucos naturais podem ser congelados na garrafinha no dia anterior)
- petit suisse por iogurte natural com frutas ou um vitaminado (bebidas a base de leite devem ser acondicionadas em garrafas térmicas)
- achocolatado de caixinha por leite com chocolate
- salgadinho de pacote por pipoca caseira
- bolinho recheado industrializado por uma bolo caseiros

Confira cinco sugestões de lancheira saudável:

1) pão francês ou caseiro com refogado de frango desfiado, alface e tomate + suco de laranja (congelado na véspera) + banana;
2) torta de legumes + fruta + água
3) pão francês ou caseiro + queijo + suco de fruta natural + mamão picado
4) pipoca caseira + leite com chocolate + manga picadinha
5) pão de forma integral +  patê + bolo caseiro + suco de fruta natural

A coordenadora explica que é importante incentivar a criança para o preparo da lancheira. “Dessa forma, aumenta seu interesse por comer aqueles alimentos que ela mesma ajudou a preparar. Planeje no fim de semana o cardápio e, se possível, faça as compras do que vai precisar, assim evita a falta de algum alimento que planejou levar e a necessidade de colocar alimentos ultraprocessados na lancheira como recurso na última hora”, ressalta.

A CPAN fica na rua Santa Cruz, 1014 – Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3434-4566.

Imprimir