Piracicaba

.: Prefeitura inicia processo para modernização de 100% da rede de Saúde

Data: 11/10/2022

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS -- Fotos: Isabela Borghese

Com a infraestrutura de sistema interno defasada há anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou estudos e, a partir deste mês, começa processo de modernização e integração de seus sistemas internos de informática para promover o atendimento aos usuários SUS (Sistema Único de Saúde) de forma mais rápida, ágil, sem burocracia e com menos papel. Para isso, a pasta abriu o Pregão Eletrônico 519/2022 para a contratação de empresa de informática para Gestão da Saúde Pública, cujo certame acontece no próximo dia 25/10. A previsão de investimento é de R$ 6,68 milhões em um contrato de 24 meses.

O início do processo de modernização acontecerá com a atualização de software para realizar a gestão dos serviços de saúde de forma integrada. Filemon Silvano, secretário de Saúde, afirma que com esta nova ferramenta será possível disponibilizar aplicativos aos cidadãos, Agentes Comunitários de Saúde e para atuação na recepção nas unidades de atendimento à população. "Isso vai agilizar o atendimento e racionalizar os serviços de saúde prestados para a população", explica Silvano.

Sistema integrado e digital vai diminuir o uso de papel nas unidades de Saúde

FALTAS - Um dos principais problemas que devem ser amenizados com o novo software são as faltas a consultas, o chamado absenteísmo. Somente em agosto deste ano, foram agendadas 20.304 consultas para clínico geral no município. Deste total, 5.447 pessoas faltaram, o que corresponde a 26,8%. Indicativo acima da média nacional que, segundo Ministério da Saúde, fica entre 20% e 25%. "A justificativa para as faltas é, na sua grande maioria, por esquecimento. O APP vai criar condições de evitarmos este e tantos outros problemas que atualmente nosso sistema não permite que façamos, assim aproveitando melhor os serviços oferecidos", enfatizou Silvano.

Por meio da APP, secretaria vai conseguir contato direto com o paciente e evitar o elevado indicador de faltas a consultas médicas

Segundo o secretário, o Termo de Referência para a realização deste pregão foi elaborado pelas equipes técnicas do Centro de Informática da Prefeitura e dos diretores e coordenadores de informática da Secretaria de Saúde, que esmiuçaram as necessidades que a Pasta precisa para este novo software de Gestão da Saúde Pública, compreendendo a sua implantação, treinamento de pessoal, suporte e toda infraestrutura tecnológica necessária para o perfeito funcionamento do sistema e suas funcionalidades em ambiente WEB (internet). "Esta é uma das ações da reforma administrativa e modernização das Secretarias anunciadas pelo prefeito Luciano Almeida por meio do projeto Decola Pira, Programa de Desenvolvimento do Município, que contempla obras, ações e investimentos na cidade, aliando inovação, tecnologia e sustentabilidade".

O secretário lembra a necessidade da implantação deste novo sistema já que nos últimos 10 anos, o atual sistema interno ficou ultrapassado e necessita de atualização urgente. "Com todos os dados integrados, os atendimentos em saúde serão mais ágeis e menos burocráticos, além de diminuir o uso de papel e guias pelos profissionais. Com o sistema 100% informatizado, todas as 161 unidades de atendimento e administrativa poderão verificar, em tempo real, a situação de cada paciente. Com isso implantado, vamos conseguir dar outro passo importante que é a oferta da telemedicina".

Modernização do sistema trará agilidade no atendimento médico na Atenção Básica e Secudária de Saúde

O prefeito Luciano Almeida reforça que a intenção é buscar cada vez mais aprimorar a qualidade no atendimento à população e ampliar, de forma sustentável, os serviços oferecidos aos usuários junto às equipes de Saúde da Família, nas Unidades de Básicas (UBS), Unidades de Pronto Atendimento Médico (UPA) e nos atendimentos especializados e exames laboratoriais. "Precisamos obter maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos da Saúde e este novo software possibilita a modernização e melhoria da qualidade dos serviços e rotinas administrativas destas unidades".

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet