Piracicaba

.: Inédita, Feira de Quadrinhos vai movimentar 44º Salão Internacional de Humor

Data: 08/08/2017

Autor: Eleni Destro

Pela primeira vez, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, agora em sua 44º edição, contará com uma feira para comercialização de livros de HQ e humor (adultos e infantis), por meio da participação direta de editoras especializadas e também de livrarias e distribuidores. A 1ª Feira de Quadrinhos e Humor de Piracicaba acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 10h às 20h. Os estandes das Editoras serão montados no Armazém 09 do Parque Engenho Central.

Trabalho de Claude Moliterni da mostra Piracicaba, Mon Amour

A Feira de Quadrinhos terá cerca de 20 estandes. Além da exposição e venda dos livros, a Feira contará com uma agenda de oficinas, workshops, palestras e stand-ups. O desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, será o homenageado da primeira edição do evento, no dia 24 de setembro.

A organização do evento é realizada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo da Prefeitura de Piracicaba, o CEDHU e a AHA. A Feira de Humor também conta com o apoio institucional da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e parceria do SESC Piracicaba.

O presidente desta edição do Salão, José Alberto Lovetro, o Jal, a Feira será o diferencial. “Para mim, a Feira de Livros de Humor e Quadrinhos é a melhor notícia dentro do Salão nesse ano. Assim não só haverá as exposições mas também uma forma dos cartunistas poderem comercializar seus trabalhos para as milhares de pessoas que visitam o Salão”, observa.

Gérard Depardieu pelo traços de Mulatier

PARALELAS - Além da mostra competitiva, com 410 trabalhos, e o 15º Salãozinho de Humor, o 44º Salão Internacional de Humor terá mais de 15 paralelas, no Engenho e em outros espaços da cidade. Entre elas estão E Depois a Maluca Sou Eu, com trabalhos de Mariza Dias Costa, uma das mais importantes e influentes ilustradoras da imprensa brasileira, com passagens pelo Pasquim e Folha de S.Paulo.

As outras paralelas são Traço Preto, de Junião, Cara Nova da HQ, de Montanaro, Portocartoon 2016, em homenagem ao jogador português Cristiano Ronaldo, com uma seleção de suas caricaturas. O público também poderá conferir A Arte de Baptistão no Shopping Piracicaba e uma seleção de caricaturas que fizeram parte da edição passada do Salão, em Na Linha do Humor, esta no Metrô de São Paulo.

Já no Terminal Rodoviário Intermunicipal (TCI) ficará exposta a mostra O Humor Gráfico nos Jornais do Mundo, com cartuns, charges, caricaturas e histórias em quadrinhos de 50 jornais do mundo

O Casarão do Turismo, no complexo da Rua do Porto, vai receber a mostra Bom Humor para um Meio Ambiente Melhor, com seleção de cartuns do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a temática Meio Ambiente.

Na Câmara de Vereadores, ficará exposta a mostra Mulheres do Mundo, com desenhos feitos por mulheres de diversos países para o projeto Batom, Lápis & TPM, nos anos de 2016 e 2017.

A Arte de Amorim, retrospectiva da carreira do cartunista Carlos Alberto da Costa Amorim, terá espaço no Fórum Dr. Francisco Morato.

Humores do Alpino estará no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, na Esalq/USP.

De volta ao Engenho, o público poderá conferir o Painel de Microcontos, com a apresentação dos textos vencedores e parte dos selecionados na 7ª edição do concurso literário, realizado desde 2011.

ESTRANGEIROS - Destaque também para as paralelas dos cartunistas estrangeiros, que serão jurados de premiação. Do colombiano Fernando Zuleta, o público poderá ver Arte Irónico para un Mundo em Crisis, do francês Jean Mulatier, serão mostradas caricaturas, gênero pelo qual ele é reconhecido mundialmente. O mexicano Arturo Kemchs será homenageado com a paralela Caricatura Mexicana, mostra coletiva de diversos artistas, que contam um pouco da história daquele país por meio de seus desenhos.

250 ANOS – Com curadoria de Gualberto Costa, o Gual, e Daniela Rangel, a Noiva da Colina ganha uma homenagem com Piracicaba, Mon Amour, no ano em que comemora um quarto de século. Piracicaba, Mon Amour apresenta algumas páginas do álbum homônimo, produzido pelo quadrinista francês Claude Moliterni. O material original foi produzido por ele após sua visita a Piracicaba na segunda edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 1975.

PUBLICAÇÕES – Como parte da programação do Salão será lançado o livro Ilustre Guardanapo, que reúne desenhos produzidos pelo artista gráfico Fausto Longo durante suas estadas na Itália. Outro livro a ser lançado no evento será Mulheres em Traços: a Percepção do Sensível Presente na Exposição Batom, Lápis & TPM, de autoria de Camilla Lelis. Os dois lançamentos ocorrem no Engenho Central, no dia 26 de agosto e 22 de setembro, respectivamente.

Outra publicação que ganhou espaço na programação do 44º Salão de Humor é a recriação da coluna Você Sabia?, do cartunista piracicabano Edson Rontani (1933-1997), com o tema 250 anos de Piracicaba. Em formato de toalha de mesa, foi recriada por Fábio Rontani, filho do artista.

O 44º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações pelos 250 anos de Piracicaba. A mostra será aberta no dia 26 de agosto e poderá ser visitada até 12 de outubro, no Armazém 14A do Engenho Central, com entrada gratuita. A programação completa, que conta ainda com debates, oficinas, workshops, peças de teatro, stand ups, caminhada e Festival Paulista de Circo, pode ser acessada no endereço http://salaointernacionaldehumor.com.br/

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 - 5

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 - 5

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet