Piracicaba

.: Investimento em obras de mobilidade ultrapassam R$ 72 milhões em 3 anos

Data: 07/01/2020

Autor: Texto: Eleni Destro

Piracicaba ultrapassou o número de 400 mil habitantes e tem uma frota de mais de 320 mil veículos. Fazer o trânsito fluir, e com segurança, com tantos veículos circulando, é um grande desafio da Administração Barjas Negri. Por isso, as obras de mobilidade, que incluem melhorias viárias em ruas e avenidas, reconstrução de terminais de ônibus urbano, entre outras, estiveram e estão entre as prioridades nas gestões anteriores e na atual. Já foram investidos na área mais de R$ 72,4 milhões somente nos últimos três anos.

Sob a gestão do secretário Jorge Akira, à frente da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), uma das grandes ações voltadas para melhorar a mobilidade no município e incentivar o uso do transporte coletivo é o projeto Corredores Preferenciais de Ônibus. As obras incluídas nele são realizadas com recursos obtidos por meio de financiamento do Programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida da Prefeitura de Piracicaba.

Novos e modernos abrigos foram implantados nas avenidas que integram os corredores de ônibus

Os quatro Corredores - Vila Rezende, Piracicamirim, São Jorge e Pauliceia - contemplaram as principais avenidas de Piracicaba, num total de 31,7 km, que receberam melhorias, como reconstrução de pavimento, drenagem e recapeamento, nova iluminação, execução de concreto em paradas de ônibus, sinalização especial para faixa preferencial e abrigos maiores e mais modernos.

O corredor Vila Rezende incluiu, ainda, a construção de alça de acesso para desafogar o trânsito no cruzamento das avenidas Torquato da Silva Leitão, Armando de Salles Oliveira e rua Tiradentes. As obras do corredor São Jorge incluíram uma nova ponte na avenida Antônio Mendes de Barros Filho. A estrutura melhorou o fluxo de veículos pelas avenidas Raposo Tavares, Madre Maria Teodora e rua Dona Anésia.

Novo Terminal Vila Sônia dobrou capacidade de atendimento com modernidade e conforto

NOVOS TERMINAIS – O projeto Corredores inclui, também, reconstruções e reformas dos terminais de ônibus. O primeiro a ser reconstruído foi o Terminal Vila Sônia (TVS), entregue à população em dezembro de 2017. Mais moderno, o TVS dobrou sua área construída - de 5.000 m2 para 10.207 m2 – e sua capacidade de atendimento, com aumento das baias de embarque e desembarque, além de estacionamento para ônibus reserva, refeitório para motoristas e funcionários, banheiro familiar, bilheterias e bebedouros.

O Terminal Pauliceia Pedro da Silveira Lara (TPA) também foi totalmente reconstruído. O projeto moderno contemplou, entre outras melhorias, uma nova plataforma com 1.680 m² e área coberta de 2.724 m², iluminação LED e pista de rolagem em concreto para receber 15 ônibus ao mesmo tempo. O novo TPA foi entregue à população em agosto deste ano.

Já o Terminal Cecap/Eldorado Francisco Giannetti passou por reformas na rampa de acesso até a plataforma. Os vestiários masculino e feminino foram adequados com espaço exclusivo para deficientes físicos, sanitário familiar e outro para ostomizados. A Guarda Civil recebeu uma sala específica. O terminal reformado foi entregue em janeiro de 2019.

Terminal Paulicéia Pedro Silveira Lara também foi totalmente reconstruído e entregue à população

EM ANDAMENTO – Outro terminal que será reconstruído é o Terminal Piracicamirim (TPI). As obras estão em andamento e incluem nova plataforma com 1.347,00 m2, área coberta de 2.513,00 m2 com tela anti-pássaro, iluminação LED, pista de rolagem em concreto para receber 12 ônibus ao mesmo tempo (2 a mais que o antigo), além de 7 vagas para ônibus reserva. O prazo de entrega da obra é agosto de 2020.

O Terminal de Integração Comendador Antônio Romano (TCI), o de maior fluxo na cidade, com 405 mil usuários/mês (via catraca) e 51 linhas de ônibus, também será reformado e modernizado. O processo de licitação está em andamento.

O Terminal Cecap também foi reformado: mais conforto para usuários e funcionários do transporte público

PEQUENAS INTERVENÇÕES – Outros pacotes voltados para a mobilidade são os de pequenas intervenções viárias. Elas incluem adequação geométrica em rotatórias e canteiros, faixas de acomodação e retornos. As obras privilegiam a acessibilidade em pontos de ônibus, que são adaptados com piso tátil, rampas e passeios refeitos.

As pequenas intervenções também contemplam a instalação de faixas elevadas, dispositivos muito bem aceitos pela população. Já foram instaladas, em pontos estratégicos definidos pela Semuttran, 58 faixas elevadas, 28 delas nas proximidades de escolas estaduais, municipais e particulares. Entre os principais benefícios das faixas estão a melhoria da acessibilidade, conforto e travessia com mais segurança para os pedestres e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“As pequenas intervenções são muito importantes para os motoristas, porque melhoram a fluidez do trânsito e aumentam a segurança. Em alguns pontos foram abertos acessos que não existiam e que agora encurtam o tempo de viagem dos motoristas. Para os pedestres, a travessia também fica mais segura nos locais beneficiados, além da acessibilidade que beneficia pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mães com carrinhos de bebê, entre outras pessoas”, explica Jorge Akira.

Rotatória da avenida Luciano Guidotti com Água Branca foi totalmente reformulada para beneficiar pedestres e motoristas

HIGIENÓPOLIS – Neste ano, a Administração também deu início ao terceiro e último trecho da avenida Higienópolis, que ligará as avenidas Rio das Pedras e Pompeia. As obras estão em andamento. O novo trecho, que terá 450 metros, facilitará a circulação de pessoas que moram na região e também a chegada ao Hospital Regional Dra. Zilda Arns, no bairro São Francisco. Com mais esse trecho estará concluída a Radial Norte-Sul, que tem início no distrito de Santa Teresinha, por onde passam aproximadamente 15 mil veículos/dia.

“Os investimentos em obras de mobilidade não refletem apenas em melhorias no trânsito piracicabano, mas também em vidas salvas. De 2017 para 2018, por exemplo, o número de óbitos caiu de 10 para 1 nas vias municipais. Isso é resultado do planejamento da Administração e das secretarias envolvidas nas obras e também das campanhas de trânsito que educam a população”, afirma o prefeito Barjas Negri.

Ainda no sistema de transporte público, a Administração beneficiou os usuários com a instalação recém-concluída de 300 novos abrigos de ônibus nos bairros de Piracicaba e também na zona rural.

Fonte: CCS

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