Piracicaba

.: Maio Amarelo: 120 ciclistas participaram de passeio ontem, domingo

Data: 30/05/2022

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Isabela Borghese/CCS

A manhã de ontem, domingo, 29/05, foi movimentada para 120 ciclistas que participaram do passeio promovido pela campanha Lonjura que Salva Vidas, voltada para a distância de 1,5 metro durante a ultrapassagem de ciclistas. A ação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran).

“Foi uma ótima oportunidade para darmos visibilidade aos ciclistas da nossa cidade e à importância da distância de 1,5 metro entre veículos, motocicletas e bicicletas. Agradecemos a todos que participaram e ao engajamento dos nossos apoiadores e parceiros. Seguimos com a campanha nos próximos meses”, afirma Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran.

Foram aproximadamente 12 Km percorrendo as avenidas Renato Wagner e Beira Rio (Parque da Rua do Porto); ponte do Morato; avenida Cruzeiro do Sul (ida e volta); Parque do Engenho Central; ponte Irmãos Rebouças (ponte do Mirante); novamente pela avenida Renato Wager até a avenida Limeira, no Bike Hotel. Durante o passeio, a Semuttran e os apoiadores também apresentaram à população um ônibus adesivado alusivo à campanha Lonjura que Salva Vidas.

Passeio da Semuttran no domingo reuniu 120 ciclistas | Foto: Isabela Borghese/CCS

No ponto final os participantes tiveram música ao vivo, exposição de produtos voltados ao ciclismo, sorteio de brindes doados pelos apoiadores e venda de comidas e bebidas. Agentes de trânsito da Semuttran, guardas-civis e policiais militares acompanharam todo o percurso.

O gerente de compras Nicolas Boucault Pinhal soube do evento pela imprensa e participou com o filho Antonio, de 8 anos. “O passeio foi tranquilo, muito bem organizado e, acima de tudo, seguro. Participamos pois entendemos a importância do assunto e a necessidade de prestigiarmos este tipo de evento. Piracicaba é uma cidade linda com um enorme potencial para o ciclismo, não só destinado para lazer aos finais de semana mas também para circulação na dentro da cidade. A Prefeitura está investindo cada vez mais em ciclovias, mas é fundamental que os motoristas estejam sempre atentos e zelando pela segurança dos ciclistas”, frisou Pinhal.

O gerente de compras Nicolas Boucault Pinhal soube do evento pela imprensa e participou com o filho Antonio, de 8 anos | Foto: Isabela Borghese/CCS

A ciclista Rosângela Aparecida Agostini também participou do evento e elogiou a organização. Para ela, esse tipo de iniciativa é muito importante para incentivar a todos a pedalar. Ela conta que pedala há cinco anos e só viu benefícios para a saúde. “Antes eu era hipertensa, hoje pedalo 30, 40 Km. Precisamos de mais eventos como esse”, afirma.

A ciclista Rosângela Aparecida Agostini levou a Ayla para o ponto de partida do passeio | Foto: Isabela Borghese/CCS

O passeio ciclístico fez parte do movimento Maio Amarelo, que tem por objetivo conscientizar a população sobre segurança e redução de acidentes no trânsito. As atividades de conscientização sobre a distância de 1,5 metro durante a ultrapassagem de ciclista começaram seguem pelos próximos meses.

Agentes da Semuttran, guardas-civis e policiais militares acompanharam todo o trajeto | Foto: Isabela Borghese/CCS

Para o empresário e ciclista Gabriel Ferreira, da empresa Bike Hotel, apoiadora da campanha, o passeio foi um marco para os ciclistas da cidade. “E a primeira vez que uma campanha de trânsito é voltada para os ciclistas em uma cidade como Piracicaba. Isso é muito importante, porque infelizmente no nosso país não se tem a cultura de respeitar os ciclistas. E uma campanha como essa é importante também para orientar os próprios ciclistas, além dos motoristas e motociclistas, dos direitos e deveres de cada um no trânsito”, afirma.

APOIADORES – As secretarias municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e de Saúde apoiam a campanha.

Também são parceiros da campanha o XV de Piracicaba, que empresta o mascote Nhô Quim como representante da ação nas artes, a empresa TUPi Transportes e grupos de ciclistas e empresas do setor, como Bike Hotel, Mais Ciclovias, Blink Bikes, S2 Bike Shop, Sport Bike, Visual Bike, Pada Bike e Seguralta.

Ônibus adesivado com a arte da campanha foi apresentado durante o passeio ontem | Foto: Isabela Borghese/CCS

JUNTOS SALVAMOS VIDAS – Para concluir as ações do Maio Amarelo, agentes da Semuttran e da Polícia Militar doaram sangue na manhã de hoje, segunda-feira, 30/05. “Foi uma ação simbólica e prática visando o lema da doação de sangue que é Juntos Salvamos Vidas. Nós como agentes de trânsito e policiais militares também temos essa missão: salvar vidas”, comenta Ricardo Piton, chefe do departamento de Educação no Trânsito, da Semuttran.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet