Piracicaba

.: Mercadin de Nadal acontece neste final de semana

Data: 06/12/2018

Autor: Flavia Silva Perez

A partir de amanhã, 07/12, a Colônia Tirolesa de Piracicaba será palco de mais uma edição do Mercadin de Nadal (Mercadinho de Natal), festa tradicional na Europa e principalmente nos Alpes tiroleses, que as comunidades de Santana e Santa Olímpia resgatam com o mesmo formato, características e simbologia. A feira segue até domingo, 09/12, com entrada franca.

Neste ano, o evento tem a proposta de unir a tradição do Mercadin, com o artesanato da Serra do Itaqueri, promovendo a valorização da produção artesanal. O Mercadin será realizado no Salão de Festas da Igreja de Santana na sexta-feira (07), das 19h às 22h; sábado (08), das 10h às 22h e no domingo (09), das 9h às 16h.

Além de produtos como velas artesanais, guirlandas, bolas de natal, presépios, imagens sacras, artesanato típico em madeiras, tecidos, bordados, crochê, toalhas natalinas; compotas, geléias, mel, doces, pães, bolos caseiros,vinhos, licores, grappa, uva,produtos coloniais (queijos e embutidos) que serão comercializados; a feira terá como atração cultural, a apresentação de corais e decoração elaborada pela comunidade e praça de alimentação.

A artesã Patrícia Delgado explica que durante o evento, os visitantes serão convidados a conhecer e colher as uvas no parreiral. “Essa atividade conhecida como vindima, é realizada anualmente com a população que nos visita. É uma oportunidade para demonstrar o trabalho da comunidade no plantio e colheita de uvas, e a produção artesanal de vinhos e derivados”.

O evento é uma realização dos produtores e artesãos dos bairros de Santa Olímpia e de Santana, da Associação de Santa Olímpia; da Associação de Santana; do Circolo Trentino di Santa Olímpia e do Circolo Trentino de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Sobre o Mercadìn de Nadàl

O Mercadìn remonta ao século XIV, nos festejos populares do Sul da Alemanha, mais precisamente na Baviera. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e festejarem São Nicolau.

O Mercado de Natal se popularizou nos Alpes e, na região tirolesa, é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas. Na região trentina, de língua italiana, o mais famoso é o Mercatino di Natale da cidade de Trento.

Neste Mercadìn, tudo é repleto de simbolismo para lembrar o nascimento de Jesus desde os enfeites até o artesanato típico. Um ambiente envolvente repleto de paz, harmonia, esperança e alegria.

Serviço – Mercadin de Nadàl. Dias 07, 08 e 09/12. Horário: 19h às 22h (sexta); 10h às 22h (sábado) e 09h às 16h (domingo). No Salão de Festas da Igreja de Santana. Entrada franca.

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 + 0

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 + 0

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet