Piracicaba

.: Ministro visita Piracicaba e promete padronizar etanol

Data: 05/09/2006

Autor: Rafael Henrique MTb 46.956

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, esteve ontem em Piracicaba acompanhando a visita do ministro do Comércio e Indústria do Reino Unido, Alistair Darling, as empresas do setor sucroalcooleiro da cidade.

 

Durante a manhã a comitiva visitou a usina Costa Pinto, do grupo Cosan, onde conheceu de perto o processo de produção do etanol. Ainda pela manhã estiveram na Dedini avaliando a capacidade da empresa para fornecimento de equipamentos para a indústria sucroalcooleira e de lá voltou para o Reino Unido. O ministro Luiz Fernando Furlan esteve ainda na Case, onde conheceu o processo de produção.

 

À tarde o ministro esteve no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) onde afirmou que em seis meses técnicos de sua pasta e do Instituto Nacional de Metrologia Normalização Qualidade Industrial (Inmetro) devem finalizar as regras para a padronização do etanol produzido no Brasil, outra demanda do setor.

 

Segundo o ministro, o álcool coloca o Brasil como principal país no mercado mundial. 'O Brasil perde com a variação da qualidade (do álcool) e até com barreiras não-tarifárias, por isso vamos padronizar e certificar a produção', explicou Furlan.

 

Piracicaba foi também convidada a integrar o Jetco (Comitê Econômico e Comercial Conjunto Brasil-Reino Unido), criado com o objetivo de incentivar o aumento do comércio e investimentos entre os países, e cuja primeira ação pode ser o projeto piloto de uma usina de álcool na África do Sul. O convite foi formulado ontem ao secretário de Indústria e Comércio de Piracicaba, Luciano Tavares de Almeida.

 

“Como representante do Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba), vamos ver as possibilidades de convênio na transferência de tecnologia e de projetos de fornecimento de etanol para o Reino Unido”, informa Tavares.

 

Durante visita ao CTC, Furlan ouviu palestras sobre pesquisas do setor e ganhou de presente uma pamonha, uma iguaria à base de milho, que tornou Piracicaba conhecida no Brasil por ser anunciada em um carro de som.
X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet