Piracicaba

.: Municipal apresenta ‘Vidas Secas’ de Graciliano Ramos

Data: 12/09/2006

Autor: Flávia Bianchini Mtb 30.891- Foto Divulgação

O Teatro Municipal “Dr. Losso Neto” apresenta hoje (12), em duas sessões às 10h e às 20h, o espetáculo teatral ‘Vidas Secas’, importante obra literária de Graciliano Ramos. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia).

A história narra a trajetória de uma família nordestina, vivendo todos os efeitos provocados pelo drama da seca. Fabiano é o personagem central, o pai de família que migra com a mulher – Sinhá Vitória, mais os dois filhos famintos e a cadela de estimação, de nome Baleia, que tem a importância dos familiares na trama. Entre os muitos valores atribuídos a esta importante obra literária de Graciliano Ramos, está o registro dos sonhos das personagens principais, em relação a mudança de vida no tocante a muitas injustiças sociais.  Nesta montagem, a novidade é a presença da personagem da cachorra Baleia, vivido por uma atriz através de muito trabalho de expressão corporal.

 

A proposta de encenação tem o valor admirável do estilo do autor como narrativa poética que levou a produção a pensar numa adaptação com recursos de muita expressão corporal, musical e efeitos de iluminação, para tentar o máximo de fidelidade à descrição poética de algumas situações e reações dos personagens.

A cenografia estilizada é feita com panos, cordas e outros materiais que lembram a paisagem da seca nordestina, com fácil e rápida montagem.

O espetáculo estreou em 2001, no Teatro Jofre Soares em São Paulo. Já esteve em muitas cidades do interior e Grande S.Paulo.  Em novembro de 2.003, foi convidada a participar da Mostra de Teatro do Cariri, pelo SESC do Ceará.                            

 

Ficha técnica:

 

Adaptação livre de Augusto Valente

Direção: Maithê Alves

Elenco: Augusto Valente, Lia Campos, Marco Bueno, Jonathan Silvestre.

             Jô Costa e Vânia Gonçalves.

Produção: Iraci Batista e Augusto Valente

 

Proposta pedagógica

 

Graciliano Ramos está entre os autores sempre indispensáveis, como referência de nossa literatura, para o ensino médio.  Não raramente, está na lista das leituras obrigatórias dos principais vestibulares.  Além disso, o livro “Vidas Secas”, trata o drama da seca nordestina por uma visão peculiar do autor, capaz de mostrar sob certo aspecto, as desigualdades sociais e do abuso de poder. Ainda sobre o autor, pode-se dizer que uma de suas características é o uso de uma linguagem precisa, de poucos adjetivos e clara preocupação com problemas sociais.

 

 

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet