Piracicaba

.: Museu da Imagem e do Som desenvolve o projeto Escola nos Bastidores

Data: 13/06/2022

Autor: Texto- Silvana Duarte Cavicchioli MTB 26.843

O MISP – Museu da Imagem e do Som de Piracicaba criou o projeto Escola nos Bastidores, que é desenvolvido no Teatro Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. O objetivo do projeto é revelar aos participantes o que acontece nos bastidores de uma produção artística. O MISP é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Equipe do Projeto Escola nos Bastidores - Foto Justino Lucente

De acordo com o diretor do MISP, Pedro Maurano, o projeto foi criado com o objetivo de oferecer conhecimento das estruturas e técnicas necessárias para o desenvolvimento de um espetáculo cultural, seja de uma peça teatral, show ou evento corporativo. "O Escola nos Bastidores se aprofunda, principalmente, na importância do trabalho realizado por profissionais de áreas distintas para que uma apresentação e/ou produções se realizem com qualidade e segurança", explica.

No conteúdo também foram abordadas características sobre as profissões de sonoplasta

Entre os profissionais que atuam no Teatro estão o supervisor de palco, Marcos Lemos, o diretor do Teatro Erotides de Campos, Rafael Roncato, o maquinista Cirilo Brancalion, o técnico Maurício Augusti, a programadora cultural Rita Ferreira e Amanda Forti, administradora do teatro.

A ideia do projeto surgiu em janeiro deste ano, em uma reunião entre Maurano e Rafael Roncato, diretor do Teatro Erotides de Campos. "Tendo início neste primeiro semestre de 2022, tivemos a participação do colégio Abigail de Azevedo Grillo, e desde então, o projeto Escola nos Bastidores já recebeu mais de 70 alunos de escolas de Piracicaba e região que tiveram a oportunidade de conhecer toda a arte que envolve a produção no show business, incluindo as áreas profissionais que envolvem a sonorização, a iluminação, a cenografia, o figurino, além de camarins e coxias que contemplam as áreas fora da visão do público", explica Maurano, e completa. "Também temos o intuito de estimular o surgimento de futuros profissionais na área".

Alunos do colégio João Alves de Almeida - Distrito de Tanquinho

Todas as áreas são abordadas, entre elas a que preza pela segurança de um espetáculo. "Mostramos a importância de ter profissionais bem capacitados na área de segurança para conduzir um evento, seja como prevenção a incêndios e/ou preparo para prestar os primeiros-socorros com eficiência e eficácia", explica Fortunato Vendramini, que há 12 anos trabalha como coordenador da Brigada de Incêndio da Prefeitura com a brigadista Renata Farah Ramos.

VISITAS – Na quarta-feira, 08/06, 33 alunos da Escola Estadual João Alves de Almeida, no distrito de Tanquinho, acompanhados pelo professor de artes Renato Filets Polto, participaram do programa. "O Teatro Erotides de Campos é muito importante para receber qualquer tipo de espetáculo, principalmente devido à visibilidade da cidade de Piracicaba no estado de São Paulo", observa Polto.

Para o aluno Daniel José dos Santos, 13 anos, a experiência foi única. "Adorei. O lugar é muito amplo. O aprendizado adquirido agregou muito conhecimento", completa.

Também para Monique Aparecida, de 17 anos, a visita foi muito prazerosa. "Bacana demais! Eu nunca tinha visto um palco tão grande. Mesmo com experiência teatral, nunca tinha me aprofundado tanto. É um programa e uma área muito interessantes", conclui.

Para entrar em contato ou saber mais sobre este e outros projeto do MISP, basta acessar o Instagram da Semac, MISP ou Teatro do Engenho.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet