Piracicaba

.: Museu Prudente de Moraes realiza workshop de formação

Data: 05/07/2019

Autor: Flavia Silva Perez

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes promove no dia 15 de julho, das 9h às 17h, workshop de formação para o público que atua em museus, arquivos e bibliotecas. As inscrições gratuitas podem ser feitas via e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. As vagas são limitadas. A ação é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O curso Ações Preventivas e Políticas Museológicas será ministrado pela museóloga Diná Jobst e a conservadora restauradora Daisy Estrá, ambas profissionais de São Paulo, que abordarão conceitos ligados a políticas museológicas e ações preventivas em acervos patrimoniais.

O programa do curso conta com os tópicos: documentação museológica, politica de aquisição, ficha catalográfica, tipologias de museus, dinamização e revitalização de museus, documentação de conservação, conservação e segurança, manuseio, higienização, acondicionamento, fatores ambientais e transporte de objetos.

O evento faz parte da programação do projeto “Preservação Museológica do Acervo Histórico e Artístico do Museu Prudente de Moraes”, selecionado pelo ProAc - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, através do Edital n.º 18/2018, com prêmio de R$ 75 mil, para realizar ações de preservação nos objetos do acervo que apresentassem danos prementes de intervenções, que pudessem causar a descaracterização, comprometendo assim, a sua integridade.

Mais de 2.500 peças entre fotografias e documentos do acervo, receberam tratamentos nos meses de janeiro a junho, com procedimentos específicos de conservação, diagnóstico individualizado do objeto, higienização e embalagens especiais. Como parte do projeto, também foram realizados cinco encontros de assessoramento e capacitação técnica abertos às instituições museológicas, visando a qualificação profissional e intercâmbio de experiências com profissionais da cidade e região. Outra ação prevista como contrapartida do município ao Proac será uma exposição sobre patrimônio cultural da cidade, aberta no dia 23 de julho.

Serviço - Workshop Ações Preventivas e Políticas Museológicas. Dia 15 de julho. Horário: 9h às 12h e das 13h às 17h. No Museu Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641 – Centro). Inscrições no mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br. Informações: (19) 3422-3069.

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet