Piracicaba

.: No Dia D foram vacinadas contra a gripe 8.685 pessoas dos grupos prioritários

Data: 14/05/2018

No Dia D contra a gripe, realizado neste sábado (12/05), foram aplicadas 8.685 doses da vacina. Simultaneamente, foram imunizadas 1.539 pessoas contra a febre amarela. A cobertura geral para a gripe chegou a 37,92% na terceira semana da campanha, totalizando 32.108 atendimentos junto aos grupos prioritários.

Foram vacinados 22.805 idosos, correspondente a 49,34% de cobertura; 5.436 profissionais da saúde, com 44,34% de cobertura, e 2.907 crianças de 6 meses a 4 anos, totalizando cobertura de 13,54%.

Ao todo, 68 unidades da Atenção Básica na zona urbana estarão atendendo de segunda a sexta-feira. CRABs e UBSs, das 8h às 15 horas e USFs, das 8h às 16 horas. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 01 de junho.

A gripe é uma doença que pode matar, principalmente crianças, idosos e doentes crônicos; pode predispor à pneumonia e agravar outras doenças, como enfisema pulmonar. Para o secretário de Saúde Pedro Mello, a campanha de vacinação contra a gripe é muito importante “para que a população possa se prevenir e evitar maiores complicações com a saúde, preservando assim a saúde de toda a família, principalmente nesse período do ano (outono/inverno) em que o vírus da doença está em maior circulação no país”.

A meta para o município é vacinar 90% dos grupos prioritários, correspondendo à expectativa do Ministério da Saúde.

Quem pode ser vacinado:

. Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

. Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

. Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;

. Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

. Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;

. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). A vacinação deste último grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação ou apresentação da receita com o nome dos medicamentos que faz uso.

Quem não pode ser vacinado:
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina.

Como se prevenir:
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Vacinação contra a Febre Amarela

A vacinação com dose fragmentada contra a febre amarela faz parte de uma campanha nacional, do Ministério da Saúde (MS), para imunização com validade de 8 anos, sendo que as pessoas precisarão, após esse período, tomar nova dose. A campanha vai agosto.É importante enfatizar que Piracicaba continua fora da área de risco para a doença e a iniciativa do MS é apenas uma prevenção para evitar o avanço do virus transmissor para áreas não endêmicas.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 10

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 10

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet