Piracicaba

.: Novo secretario visita ECOPARQUE

Data: 18/05/2017

Autor: Sonia Rossi

Jose Otávio Menten, professor da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema esta semana, agendou para a manhã desta terça-feira, 16/05, visita para conhecer as instalações da Central de Tratamento de Resíduos – CTR, Ecoparque acompanhado pelos técnicos da Sedema.

O novo secretário, foi recebido pela técnica em gestão ambiental da empresa Andreia Muniz que, através de uma explanação rápida e demonstração em animação em 3D, apresentou a Central de Tratamento de Resíduos – CTR, localizada no Bairro Palmeira, onde as instalações e construção da Usina estão sendo concluídas pela empresa Piracicaba Ambiental.

A gerente de usina, a engenheira ambiental Mayra Ferrari de Souza e o engenheiro mecânico Andrea Perruchod responderam as questões técnicas levantadas pelo secretário interessado em conhecer com mais detalhes o funcionamento da usina que está em fase de finalização para estar apta para transformar lixo em biogás e outros compostos orgânicos que podem até ser utilizados na agricultura.

O secretário, que participou ontem (15/05) pela primeira vez da reunião do Aglomerado Urbano de Piracicaba, falou da importância “de políticas públicas para destinação final dos resíduos sólidos”, cuja tema foi o centro do fórum que reuniu representantes dos 23 municípios que fazem parte do Aglomerado. E Piracicaba é hoje, referência na destinação adequada de resíduos.

Considerada a capital da aglomeração urbana, sendo a maior cidade desse conjunto, pela sua representatividade e pela sua capacidade técnica, a cidade está apta a ajudar os municípios que a integram o Aglomerado a resolver seus problemas de resíduos domésticos contribuindo inclusive para melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos da região.

 CTR – Central de Tratamento de Resíduos

A Central de Tratamentos de Resíduos –CTR, da empresa Piracicaba Ambiental tem a capacidade para receber 400 toneladas de resíduos domésticos/dia, mas com a tecnologia de ponta em operação no Ecoparque deverá diminuir drasticamente o aterramento de resíduos sólidos domiciliares, depositando somente os rejeitos. Isso representará grande conquista para o meio ambiente e para toda a sociedade piracicabana.

A Piracicaba Ambiental é formada pelo consórcio das empresas ENOB - Engenharia Ambiental, em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, através de uma P

arceria Público Privado – PPP. Com isso, Piracicaba é uma das primeiras cidades do país a atender todas as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

O CTR localizado no bairro Palmeiras-rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, resultado da parceria público-privada firmada entre o município e a empresa Piracicaba Ambiental. 

Fonte: Sedema

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 - 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 - 1

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet