Piracicaba

.: Número da Covid-19 cresce mais de 700% em um mês na cidade

Data: 18/05/2020

Autor: Miromar Rosa

O prefeito Barjas Negri reuniu neste final de semana o grupo de trabalho da saúde para discutir a evolução da Covid-19 na cidade. A sua preocupação foi com o crescimento de casos confirmados nos últimos 30 dias, saltando de 34 no dia 18 de abril, para 297 casos hoje. Ou seja, um crescimento de 773%. Ficou decidido que a Prefeitura de Piracicaba intensificará as campanhas educativas, principalmente pelas rádios e a mídia social.

O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, foi quem apontou os números, corroborando com a preocupação do prefeito que há na cidade um crescimento enorme dos casos positivados. Ele também enfatizou que, apesar do número de mortes ser baixo (17) e o número de leitos ainda atender à demanda de casos que precisam de internação, a população continua não cumprindo o isolamento, o que vai contribuindo para o aumento dos casos.

O prefeito lembrou que, infelizmente, a União se mostra ausente na coordenação das ações em nível federal, envolvendo estados e municípios, Por isso, ele reivindicou à Frente Nacional de Prefeitos a discussão de uma campanha educativa em nível nacional para toda a população, principalmente sobre a importância do isolamento social, da higienização e das medidas protetivas. “Os prefeitos e governadores têm encontrado dificuldades para convencer as pessoas da necessidade do isolamento”, disse Barjas.

O coordenador de Vigilância Sanitária, Moisés Taglieta, observou que, mesmo frente a todos os esforços da Secretaria de Saúde e de outras pastas, a população não é convencida da necessidade do isolamento. Moisés também ratificou que “por causa do uso obrigatório da máscara, as pessoas estão se sentindo protegidas e saem às ruas. Mas a máscara é uma das defesas. Neste momento de pandemia, o mais importante é o isolamento e as pessoas se manterem distantes umas das outras”.

A doutora Flávia de Sá Molina, superintendente de Urgência e Emergência, se mostrou preocupada com os números em Piracicaba, apesar de ressaltar o número baixo de mortes e de pacientes internados. Mas ela lembra que cresce diariamente o número de pessoas com síndromes gripais que são atendidas no Centro de Atendimento do Coronavírus – Piracicamirim. Ela também defendeu intensificar as campanhas e insistir para que as pessoas fiquem em casa, porque o aumento dos casos positivados vai “pesar” lá na frente nas vagas de internação (UTIs).

 

Hoje (18), o prefeito Barjas Negri lamentou a baixa adesão da cidade ao isolamento. Os números, segundo ele, são baixos, considerando que o ideal é em torno de 70%, sendo aceitável algo perto de 60%. Na sexta-feira, por exemplo, esse índice foi de 48%. No sábado (16), 45% e, ontem, 48%. “Esses números preocupam, porque mostram que as pessoas estão circulando e com isso se expondo ao vírus”, comentou Barjas.

A estratégia de comunicação, conforme combinado com o grupo de trabalho da saúde, foi de usar as rádios para levar a mensagem às pessoas da necessidade de ficar em isolamento, com entrevistas com o dr. Pedro, Moisés e também a doutora Flávia. Também serão preparados novos postes para a mídia social e também pequenos vídeos sobre o isolamento social.

O prefeito se dispôs também a gravar mensagem de vídeo para divulgação na mídia social alertando as pessoas, mais uma vez, da baixa adesão ao isolamento e ao aumento do número de casos. Os seus vídeos serão postados na sua rede pedindo que as pessoas fiquem em casa.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet