Piracicaba

.: Observatório inicia novo curso de astronomia no próximo sábado, 18/03

Data: 15/03/2017

Autor: Rafaela Gazetta / Fotos: Fernanda Schmidt

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), órgão da Secretaria Municipal de Educação, inicia no próximo sábado, 18/03, mais uma edição do curso Iniciação à Astronomia. Já é a segunda edição deste ano e, de acordo com o coordenador do Observatório, Nelson Travnik, ainda neste semestre a terceira edição será programada, devido a demanda. As inscrições podem ser efetuadas até sexta-feira, 17/03, das 9h às 14h, pelo telefone 3413 – 0990. O curso é gratuito.

Serão ofertadas 40 vagas e os interessados devem ter acima de 15 anos. As aulas serão realizadas no Observatório, aos sábados das 17h às 19h. “Cursos diferentes já estão programados para o segundo semestre também, um deles a cargo de um astrônomo convidado”, adianta Nelson.

Serão cinco encontros, todos os sábados, com duração de duas horas cada. A ideia é estudar os principais fenômenos astronômicos e possibilitar o embasamento necessário a fim de que os alunos entendam as conquistas da astronomia e a ciência espacial. "O diferencial do curso é que ele é realizado no Observatório que dispõe de vários modelos práticos para plena compreensão dos temas tratados, além de instrumentos para conhecer e fazer observações durante o curso. As pessoas ficam conhecendo as características principais das ferramentas que os astrônomos utilizam em suas pesquisas", explica Nelson.

O coordenador conta que o interesse maior pelo curso tem sido dos jovens. “Isso pode ser entendido pelas grandes descobertas da astronomia e feitos espaciais divulgados pela mídia, a inclusão cada vez maior dessas matérias no currículo escolar e a realização anual da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBAA, que no ano passado contou com a participação de mais de 1 milhão de alunos do ensino médio e fundamental”, explica. O OAPES fica O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, SP 127, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Foto: Fernanda Schmidt

_SME8804_Custom

O astrônomo e coordenador do OAPES, Nelson Travnik

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 4

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet