Piracicaba

.: Passeata sensibiliza sociedade para a temática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Data: 17/05/2019

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Piracicaba, 17 de maio de 2019 Mais de 300 pessoas, na maioria crianças e adolescentes, munidas de cartazes, bexigas, muita energia, convicção nas palavras de ordem sintetizam a passeata realizada nesta manhã para sensibilização da sociedade para a temática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A passeata, que teve concentração no Mercado Municipal e seguiu pela Rua Governador Pedro de Toledo até rua São José, culminando na Praça José Bonifácio, é realizada pelo 7º ano pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio de diferentes Secretarias Municipais, Guarda Civil e Águas do Mirante.

Dentre as mais de 300 pessoas, crianças atendidas pelos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case), em companhia de seus orientadores, adolescentes aprendizes do Instituto Formar, acompanhados de profissionais do Instituto, adolescentes do serviço Gerações, também acompanhados de seus orientadores, usuários e profissionais do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), profissionais dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Serviço Família Acolhedora, dos departamentos da Smads, dos Serviços Equipe Volante, Equipe de Proteção Especial da Média Complexidade, Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) do Programa Criança Feliz, das organizações da sociedade civil Associação Atlética Educando Pelo Esporte, Crami (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância/Piracicaba), da Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Afascom), do Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José) e do Conselho tutelar.

Presente na concentração da atividade, o Prefeito Barjas Negri cumprimentou os manifestantes e enalteceu a iniciativa. “Uma boa iniciativa para um tema importante, que é a garantia de direitos das crianças e adolescentes a não sofrer abuso e exploração sexual”.

Eliete Nunes, titular da Smads, que estava na comissão de frente da passeata, frisou a importância do envolvimento da sociedade como um todo na defesa de crianças e adolescentes e ressaltou a importância do conhecimento e da visibilidade ao tema. “Como um dos slogans da campanha promovida anualmente é Esquecer é permitir, lembrar é combater, estamos aqui lembrando a necessidade do conhecimento. Precisamos jogar luz sobre um tema que é um problema real no Brasil e que a sociedade precisa ser parceria no combate”

Durante a passeata - que foi acompanhada pela fanfarra da Associação Atlética Educando Pelo Esporte - e fez com que as pessoas parassem para ver o grupo passar, foram distribuídos folhetos sobre como denunciar e como reconhecer o abuso de crianças e adolescentes. Além dos folhetos, cartazes lembravam a importância de não ser omisso e nem cúmplice e que muitas vezes a violência acontece dentro de casa. Inúmeros cartazes lembravam que é possível denunciar anonimamente pelo disque 100.

A passeata integra uma extensa programação organizada pela Smads ao longo do mês de maio, alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Ao longo do mês, a programação inclui reuniões, rodas de conversa, oficinas, projeção de filmes e palestras para crianças, adolescentes, famílias e seminário para técnicos. As ações querem promover o conhecimento e a sensibilização para o tema e estão em consonância com a campanha “Faça Bonito: - Proteja nossas crianças e adolescentes”.


 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





5 - 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





5 - 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet