Piracicaba

.: Piracicaba adere ao programa Rotas Rurais

Data: 21/09/2022

Autor: João J. de Souza- Foto- Justino Lucente

Piracicaba se inscreveu no programa Rotas Rurais, que consiste na criação de um endereço digital rural, que localiza com precisão a entrada de cada propriedade e estabelecimento rural e identifica o traçado das vias rurais que chegam até cada localização. A previsão é que o programa seja implantado em até dois meses, após finalização de mapeamento das propriedades. De acordo com o Lupa (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), a Zona Rural de Piracicaba tem 2.011 propriedades.

Na tarde de terça-feira, 20/09, na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Piracicaba, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, aconteceu encontro, que reuniu representantes das prefeituras dos 16 municípios que integram a Cati Regional de Piracicaba, com o objetivo de fazer os últimos ajustes e traçar diretrizes para a validação do programa.

Apresentação do programa por Vagner Azarias Martins, coordenador técnico do Programa Rotas Rurais- foto- Justino Lucente

O Rotas Rurais é um programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Google, que estuda a localização e gera um endereço (Plus Code) às propriedades e estabelecimentos rurais. O objetivo é facilitar a mobilidade em espaços rurais, viabilizando o acesso e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, das atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas populações rurais.

Além do Código de Endereçamento Rural Digital, a ferramenta mostrará também as principais vias de acesso que chegam até cada localização, permitindo a utilização de ferramentas digitais como o Waze e o Google Maps, por exemplo.

Segundo a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema), Nancy Thame, presente na reunião, é um grande desafio encontrar o endereço das propriedades rurais no município, que ficam prejudicadas para receberem serviços e na questão de segurança, por exemplo. "Esse programa é importante e a maioria dos municípios já aderiu. Nós, em Piracicaba, temos um trabalho bem ativo com os técnicos da Cati. Acredito que conseguiremos fazer essa amostragem com agilidade para termos essa ferramenta que será um grande apoio à implementação de políticas públicas na zona rural do município", observou.
Nancy acredita que, no máximo em dois meses, o programa poderá ser implementado, porque já foram validadas mais de 1.600 propriedades rurais no município, que gradativamente serão inseridas no programa. "Vai ser uma ação conjunta e o próprio agricultor pode fazer todos os procedimentos necessários para ter acesso ao endereçamento postal, direto de seu celular. Em caso de dificuldades de realizar a operação, juntamente com técnicos da Cati, poderemos auxiliar, tirando dúvidas", ressalta.

ADESÃO - Mauricio Perissinotto, diretor-técnico da Cati Regional de Piracicaba, explica que o processo de validação a campo das propriedades será iniciado nos próximos dias e, após a finalização de mapeamento, será discutido com representantes das prefeituras municipais a melhor maneira de divulgação do programa, visando a adesão e disponibilização dos códigos para o maior número possível de proprietários rurais.

Ainda segundo Perissinoto, será disponibilizado um aplicativo que o proprietário poderá baixar no celular e permitirá a coleta do código da propriedade ou estabelecimento. "Havendo dificuldade, os técnicos da Cati e da Sema estarão de prontidão para auxiliar. A ideia é finalizar os ajustes das informações, com a visita a um número determinado de propriedades para a validação dos pontos e, dentro de aproximadamente dois meses, com as informações já integradas ao banco de dados, seja feita a disponibilização para a população", ressaltou.

Maurício ressalta que o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão que também faz parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, já está trabalhando com o programa Rotas Rurais desde 2021. O trabalho já está sendo finalizado em outras regiões do Estado e agora chegou a vez da região de Piracicaba. Foi elaborado um mapa que integra as informações das estradas rurais, que já foram mapeadas, com as informações do LUPA (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), que foi realizado pela CATI em parceria com o IEA, e permite a localização das propriedades rurais.

A coordenadora do programa, Priscilla Fagundes, diz que essa ferramenta facilitará a ação de políticas públicas no município, esclarecendo que o sistema não terá custos nem para os municípios e nem para a população.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet