Piracicaba

.: Piracicaba: Atividades culturais reúnem mais de 700 mil pessoas

Data: 10/01/2019

Autor: Flávia Silva Perez

Mais de 700 mil pessoas participaram em 2018, das atividades culturais realizadas pela Secretaria da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba. Espetáculos, festivais, festas, oficinas, teatro, música e outras ações reuniram um público de 681.238 pessoas em atividades gratuitas, enquanto 31.357 prestigiaram apresentações pagas.

Apresentação de dança do Movimentação Cutural

Os eventos focados em levar cultura, lazer e turismo para toda a população piracicabana e visitantes da cidade, foram realizados no Parque do Engenho Central, Estação da Paulista, Armazém da Cultura Maria Dirce de Camargo, célula Misp (Museu da Imagem e do Som), teatros municipais Dr. Losso Netto e Erotides de Campos, Centros Culturais Nhô Serra, Zazá, Hugo Pedro Carradore e Antonio Pacheco Ferraz; nos bairros Eldorado, Jardim Oriente, Piracicamirim, Vila Monteiro e Bosques do Lenheiro, Biblioteca Municipal, Pinacoteca Miguel Dutra, Largo dos Pescadores, Casa do Povoador, Casarão do Turismo, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e Casarão do Turismo.

De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a oferta de atividades, principalmente as gratuitas, são pensadas de maneira a ampliar o acesso da população aos equipamentos culturais. “Buscamos realizar eventos que atendam toda a população, da criança ao idoso. Neste ano em especial, levamos a cultura para as comunidades mais distantes da área central, com apresentação de música erudita, ações culturais e oficinas de desenho, tecelagem, pintura e outros”, explica.

Orquestra Educacional de Piracicaba

Os teatros municipais Erotides de Campos e Dr. Losso Netto reuniram juntos, 98.595 espectadores em peças teatrais, stand-up, musicais, orquestras, Encontro Nacional de Corais - Enacopi, Festival Nacional de Teatro - Fentepira. Desses, 67.238 em 156 atividades gratuitas. O programa Movimentação Cultural alcançou 140 mil pessoas com atrações musicais em eventos apoiados, ações nas comunidades e oficinas de artesanato, tecelagem, desenho, pintura, teclado, flauta, violão, teatro, dança de salão, danças urbanas, ritmos e ballet.

Pelo menos 380 mil pessoas estiveram em shows, carnaval, feiras, Festa do Peixe e da Cachaça, Concurso de Caipirinha, Dia Nacional do Samba, Afropira, Parada LGBT, Espetáculo de Natal, Festa do Sorvete, Festival Paulista de Circo, Festa das Nações, Paixão de Cristo, Salão Internacional de Humor e exposições no Parque do Engenho Central.

Peça teatral 

Os concursos de Microcontos de Humor, Prêmio Escriba de Poesia, abertura da Feira de Literatura – Flipira, Jornada do Patrimônio Histórico, oficinas culturais, exposições e os Salões de Belas Artes (SBA), Arte Contemporânea (SAC) e Aquarelas (SAP), reuniram juntos, aproximadamente 28 mil participantes.

O Largo dos Pescadores somou mais de 53 mil participantes da Noite das Tradições – projeto realizado entre os meses de março e dezembro, com apresentação gratuita de grupos e bandas musicais da cidade e região, além das festividades (Festa da Batata, Passeio de Barco, Festa do Divino, Festival Curau, Samba do Brinquedão).

Mais de 13 mil pessoas assistiram às exibições de curta metragens e Dia Internacional da Animação; além de participarem de eventos populares, feiras e apresentações musicais e de teatro na Estação da Paulista.

“As ações realizadas nos principais pontos culturais da cidade, contribuem significativamente para o conhecimento da diversidade cultural e bem-estar, além, é claro, de ser uma forma de educar”, conclui Camolese.

Fonte: Semactur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 8

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 8

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet