Piracicaba

.: Piracicaba começa a exportar Aedes do Bem da Oxitec

Data: 13/07/2017

Da esquerda para a direita: Jorge Espanha, Claudio Fernandes, Thomas Bostick, José Antonio de Godoy e Pedro Mello

O vice-prefeito de Piracicaba, José Antonio de Godoy, e o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, receberam ontem (12/07) Thomas Bostick, vice-presidente sênior do Setor Ambiental da Intrexon, empresa a qual a Oxitec – produtora dos mosquitos geneticamente modificados, Aedes do Bem, com unidade em Piracicaba – está vinculada. O executivo estava acompanhado de Jorge Espanha, diretor geral da Oxitec do Brasil e do gerente de negócios, Cláudio Fernandes.

O encontro teve a finalidade de reafirmar o compromisso da Oxitec em desenvolver suas atividades em Piracicaba e apresentar a nova fase da empresa, que começa a exportar tecnologia produzida na cidade. Esta semana ela fechou um contrato com o município de Juiz de Fora, Minas Gerais, para a soltura dos mosquitos geneticamente modificados no combate do Aedes aegypti selvagem, transmissor de dengue, chykungunia, zika e febre amarela urbana.

Segundo Jorge Espanha, a cidade mineira está com sérios problemas em relação à febre amarela silvestre e precisa da tecnologia para fortalecer o combate ao Aedes, potencial transmissor da doença na área urbana. “Vamos produzir as pupas aqui e enviá-las para lá”, disse. Segundo ele, a parceria com Juiz de Fora só foi possível graças a Piracicaba, que está servindo de modelo para a Oxitec. “Pudemos mostrar a eles como trabalhamos aqui, o engajamento social para a aceitação do projeto e os resultados alcançados. São fatores importantes que viabilizaram o contrato assinado com a prefeitura local”, explicou.

Thomas Bostick destacou que Piracicaba é hoje cidade referência para a Intrexon quando o assunto é o combate ao Aedes selvagem. “Em todas as nossas reuniões pelo mundo temos falado de Piracicaba como modelo do Aedes do Bem, seja na China, em Taiwan, Singapura, EUA, Colômbia ou Argentina. Os resultados positivos alcançados aqui estão em sintonia com o projeto da empresa, que tem uma interface social, visto que todo o trabalho parte da interação com a sociedade, seus interesses e do convencimento sobre a importância da tecnologia que desenvolvemos e sua eficácia”, explicou.

Bostick destacou que nos EUA, especialmente na região da Flórida, 38 cidades já apoiam a soltura do mosquito transgênico. Mas que a aplicação do projeto depende ainda da aprovação final da Environmental Protection Agency (EPA), que está em fase avançada de análise. “Piracicaba está contribuindo para a disseminação da tecnologia para o mundo, pois é aqui que pudemos aplicá-la e termos um modelo real sobre sua eficácia”.

O representante da Intrexon disse ainda que a Oxitec está em conversação com vários governos de países africanos, por intermédio da Gates Foundation, para o desenvolvimento de tecnologia capaz de combater o mosquito Plasmodium, transmissor da malária. “Para isso, seus representantes estiveram recentemente em Piracicaba. Ou seja, Piracicaba é a nossa vitrine para o mundo. É interessante que cada um dos países que visitamos já sabem o que está acontecendo aqui e isso nos abre as portas”, observou. Nessa mesma linha, Espanha disse que está prevista para o dia 27 de julho a visita a Piracicaba do embaixador da Inglaterra, em Brasília. “Ele virá conhecer a tecnologia”, concluiu.

Godoy propôs que fosse desenvolvido em Piracicaba uma convenção para embaixadores, a fim de que o mundo possa compartilhar essa experiência iniciada na cidade, a partir de suas embaixadas. “Porque são elas porta-vozes das relações institucinais entre os países onde estão sediadas e seus países de origem”, disse. O vice-prefeito disse também que Piracicaba vai realizar um evento internacional de tecnologia no segundo semestre, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), entre 15 e 19 de agosto, e convidou a Intrexon e a Oxitec para participarem.

SUCEN – Hoje (13/07), Pedro Mello e os representantes da Oxitec estiveram na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen-SP) para apresentar o Aedes do Bem e o estágio de desenvolvimento da tecnologia no combate do mosquito selvagem, transmissor da dengue, zika, chykungunia e febre amarela urbana.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 6

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 6

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet