Piracicaba

.: Piracicaba comemora 239 anos amanhã

Data: 31/07/2006

Piracicaba comemora amanhã (dia 1º) 239 anos de fundação com solenidade cívica na Praça José Bonifácio, a partir das 9 horas, com a presença de autoridades e da população em geral. Durante todo o dia, o local receberá eventos culturais e educacionais, com programação prevista até às 15h30.

 

Em 1766, quando o Capitão-General de São Paulo, D. Luís Antônio de Souza Botelho Mourão, encarregou o Capitão Antônio Corrêa Barbosa de fundar nova povoação na foz do rio Piracicaba. No entanto, o Capitão optou pelo local habitado pelos índios Paiaguás, a 90 quilômetros da foz, entendendo ser o lugar mais apropriado da região. Oficialmente, o povoado de Piracicaba, termo da Vila de Itu, foi fundado em 1º de agosto de 1767, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação constituiu-se em Freguesia, com população estimada em 230 habitantes.

 

Em 1784, Piracicaba foi transferida para a margem esquerda do rio, logo abaixo do salto, pois os terrenos melhores favoreciam sua expansão. Em 29 de novembro de 1821, elevada à categoria de Vila, ganhou o nome de Vila Nova da Constituição, em homenagem à promulgação da Constituição Portuguesa, ocorrida naquele ano.

 

A partir de 1836, iniciou importante período de expansão. Não havia lote de terra desocupado e predominavam as pequenas propriedades. Além da cultura do café, os campos eram cobertos pelas plantações de arroz, feijão, milho, algodão e fumo, mais pastagens para criação de gado. Piracicaba era respeitada como centro abastecedor.

 

Em 24 de abril de 1856, Vila Nova da Constituição foi elevada à categoria de Cidade. Em 1877, por petição do então vereador Prudente de Moraes, mais tarde primeiro presidente civil do Brasil, o nome da cidade foi oficialmente mudado para Piracicaba, “o mais certo, o correto e como era conhecida popularmente”.

 

Atualmente, Piracicaba – lugar onde o peixe pára - tem mais de 360 mil habitantes e é a 19ª cidade em extensão territorial no Estado. Oferece excelente infra-estrutura para a instalação de novos investimentos e está na região paulista com maior desenvolvimento e produtividade. Dentro dessa linha, pesquisas classificam Piracicaba em 10º lugar como melhor para se trabalhar.

 

Com localização privilegiada, distante 160 km da capital São Paulo, Piracicaba também está próxima aos principais corredores rodoviários: Anhanguera e Bandeirantes. Mesmo assim, a cidade continua com o jeito caipira de ser, tendo nas mais diferentes áreas, ares de primeiro mundo.

 

A movimentação econômica da cidade se ampara em todos os segmentos de atividade. O parque industrial é diversificado, com empresas nacionais e multinacionais, destacando os setores sucroalcooleiro e metal-mecânico.

 

Na educação, do ensino infantil a pós-graduação, existe oferta de qualidade para todas as classes sociais. A presença de fortes instituições consolida a vocação piracicabana de importante pólo de ensino e pesquisa científica, com tecnologia de alta complexidade.

 

A agricultura também tem significativa participação na economia local, com maior concentração nas culturas de cana-de-açúcar e milho.

 

Programação na Praça José Bonifácio:

9h30 – catira, músicas piracicabanas, tirolesas, afro e do ECA

10h – Tiro de Guerra

10h15 – Fanfarra da EM Penezzi

10h25 - Tiro de Guerra

10h40 – Cururu

14h – Fanfarra EM Geraldo Bernardino

14h15 – Brincadeiras e rodas cantadas e Hino de Piracicaba (EM Elizabeth)

14h45 - Fanfarra EM Elizabeth

15h15 – SOS Bombeiro

15h30 – Banda da Guarda Mirim

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet