Piracicaba

.: Piracicaba é 1ª em Gestão Municipal entre as 100 maiores cidades do Brasil

Data: 14/02/2020

Autor: Texto: Eleni Destro/CCS Foto: Fernanda Schmidt

Piracicaba alcançou o primeiro lugar no ranking do IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) 2020 da consultoria Macroplan. O ranking é construído a partir de um índice que reúne 15 indicadores nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. Piracicaba obteve os melhores resultados entre os 100 maiores municípios do Brasil.

Crianças na hora da merenda em escola municipal: Educação de Piracicaba é a melhor do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

A cidade, que tem 404 mil habitantes, foi destaque em Educação, área em que ficou em primeiro lugar. Em saúde alcançou a 6ª posição, em segurança a 13ª posição e, em saneamento e sustentabilidade o 10º lugar entre 100 cidades.

FORTE NA EDUCAÇÃO – De acordo com a Macroplan, Piracicaba ganhou 9 posições na década (entre 2007/2008 e 2017/2018) e ganhou 1 posição em comparação com o ano anterior. Entre as quatro áreas analisadas, Piracicaba teve sua melhor posição em Educação: 1ª posição. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking nas quatro áreas, não perdendo posição em nenhuma delas: Educação (+ 17 posições); Saúde (+ 9 posições); Segurança (+ 16 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+ 7 posições).

A cidade é a melhor em educação pelo terceiro ano seguido. Entre os fatores que a colocam nessa posição está o investimento na educação básica, com a construção de escolas e creches e contratação de profissionais.

Isso fez com que Piracicaba evoluísse de 6,5, em 2015, para 6,8 em 2018, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), nota superior ao índice médio do País, que é de 5,8, e a média do Estado de São Paulo de 6,5. A nota alcançada é maior do que a meta projetada pelo MEC para o ano de 2021, que é de 6,7.

Segundo a secretária de Educação, Angela Corrêa, a colocação reflete a política adotada na rede municipal de educação, que investe constantemente em contratação e formação de professores. “Além disso, a Prefeitura investiu e investe na construção de escolas e creches. Mas as diretrizes da educação municipal não são definidas apenas para gerar mais vagas, mas para oferecer educação de qualidade. Por isso, a secretaria oferece o ano todo formações para o aperfeiçoamento profissional dos educadores de diversas áreas”, reforça Angela.

Para o prefeito Barjas Negri, a liderança no ranking é resultado dos esforços da Administração municipal na última década. “Os últimos anos foram difíceis por conta da crise que o país atravessa. São em momentos como este que a capacidade de gestão é testada. Mesmo com menos recursos, conseguimos manter a cidade em desenvolvimento, realizar obras importantes e investir nas principais áreas que nos colocaram na liderança do ranking, oferecendo serviços de qualidade nas áreas da educação, da saúde, da segurança pública e do saneamento”, destaca Barjas. “É preciso rassaltar que esse resultado é fruto dos esforços de todos que fazem parte da Administração municipal e que trabalham para que os serviços sejam eficientes”, finaliza.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Logo comemorativo Plano diretor Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Racismo é Crime Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet