Piracicaba

.: Piracicaba melhora índice de Saúde no Bolsa Família

Data: 13/09/2018

Autor: Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

Piracicaba, 13 de setembro de 2018 – O município de Piracicaba aumentou em um ano, 18,9% o número de famílias totalmente acompanhadas de acordo com as condicionalidades estabelecidas na área de saúde para o recebimento do programa de transferência de renda Bolsa Família. O aumento do índice é resultado de trabalho de capacitação e sensibilização de funcionários da saúde e da busca ativa de famílias. O município saiu de 55% no primeiro semestre de 2017 para 73,94% em julho de 2018. Piracicaba, conforme dados do mês de agosto, tem 9795 famílias recebendo o benefício.

O trabalho de melhora de índices foi exitoso, inclusive, pela intersetorialidade entre as diferentes políticas públicas das áreas de assistência social e saúde, conforme explicam Márcia Juliana Cardoso, coordenadora do Bolsa Família na saúde, Jéssica Sims Pimentel, coordenadora do Cadastro Único e Célia Belluco, supervisora do Cadastro Único.

O trabalho iniciou com a explicação para as equipes de Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, da importância do registro do acompanhamento das famílias em relatório. Em outra frente, as equipes do Cadastro Único e do Cpan (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) reuniram famílias que constavam na lista do Bolsa Família como não acompanhadas para saber dos motivos do não comparecimento às unidades de saúde para realizar as condicionalidades da saúde para o programa (são condicionalidades da saúde para manutenção do benefício, a pesagem, medição e vacinação de crianças menores de sete anos e o acompanhamento de saúde de mulheres entre 14 e 44 anos) e para explicar que o benefício é suspenso quando as condicionalidades não são atendidas.

Nestes encontros, que aconteceram semanalmente às terças-feiras no Cpan, além de questionar estas famílias e encaminhá-las para o atendimento, a equipe também marcava atualização do cadastro único, quando estas famílias estavam desatualizadas.

Para Eliete Nunes, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, o aumento do índice reflete a preocupação do município em atender bem as condicionalidades dos Programas de Transferência de Renda. “A melhora dos índices demonstra que o município tem interesse em executar bem as políticas públicas e atender bem a população. Quando as famílias atendem à condicionalidade da saúde, quer dizer que elas estão sendo atendidas, principalmente para prevenção de problemas de saúde.”

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





10 + 7

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





10 + 7

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet