Piracicaba

.: Piracicaba terá Plano Municipal de Cultura ainda este ano

Data: 01/02/2019

Autor: Flavia Silva Perez

Reunião sobre o Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura de Piracicaba será elaborado ainda este ano por empresa especializada, contratada via licitação. A ferramenta contribuirá para o planejamento de ações e estratégias sobre o município, além de permitir um prognóstico completo. O plano deverá ser concluído em quatro etapas. O investimento é de R$ 57 mil.

As diretrizes, metas e indicadores de resultados serão planejados de acordo com a sequência: análise situacional com base em indicadores sociais disponibilizados pelo Conselho Municipal de Política Cultural (Comcult); elaboração do prognóstico com a participação de artistas locais e comunidade; consulta pública; revisão e entrega da versão definitiva, elaborada pela empresa Timing Produções Assessoria e Entretenimento, da cidade de São Paulo, vencedora do certame.

De acordo com a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a elaboração deste plano permitirá ao município, executar as políticas públicas para os diferentes segmentos culturais. “Quando se fala em cultura, precisamos entender que todo tipo de manifestação está atrelada à educação. É importante que as ações sejam voltadas à diversidade cultural e inclusão. Com um planejamento de longo prazo, que orienta as políticas culturais assumidas pelo poder municipal, o plano será construído em uma perspectiva de 10 anos”, ressalta.

Adriana Celi Castelo, responsável técnica da Timing, explica que serão utilizadas todas as ferramentas possíveis para a elaboração. “Pretendemos levantar todas as atividades culturais, já realizadas em Piracicaba. Notamos que a cidade dispõe de documentos ricos em informação e já realizou ações importantes para o crescimento deste segmento, mesmo sem o plano”.

O coordenador do Comcult, Milton De Mori esclarece que a gestão atual do conselho e a colaboração da secretária foram imprescindíveis para a contratação desses serviços. “Acreditamos que o plano será um acréscimo para a história da cultura piracicabana”, diz.

Ações - À iniciativa somam-se as ações voltadas à cultura de Piracicaba, como o Conselho Municipal de Política Cultural, ativo desde 2004, conferências municipais da cultura e o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) que financia projetos culturais inscritos por pessoas físicas e jurídicas. Em 2018, oito novos projetos receberam aporte de R$ 25 mil para o desenvolvimento de propostas aprovadas pelo Comcult, nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais, audiovisuais, livro/literatura, cultura popular, memória cultural e artes integradas.

 

Fonte: SemacTur

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Vamos de Van
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet