O Portal da Secretaria Municipal de Finanças vem registrando desde sua criação, em 2008, um número crescente de acessos. Os números recordes, que em 2011 chegaram a 635.472 visualizações (ou visitações), têm a ver com a modernização administrativa, que vem constantemente disponibilizando novos serviços on-line para a população, facilitando a vida do contribuinte, que não precisa se locomover com frequência ao Centro Cívico para algumas solicitações.

É possível, por exemplo, obter, de forma não presencial, a segunda via do IPTU, certidão negativa de débito, consulta a débitos, simulação de parcelamentos, abertura de empresas por meio do Sil (Sistema Integrado de Licenciamento), acesso ao sistema 156 on-line, consulta de protocolo etc. Também é possível obter informações cadastrais de todos os imóveis do munícípio. Para o Secretário Municipal de Finanças, José Admir Moraes Leite, esta disponibilização de serviços on-line tem permitido uma melhora no atendimento da Secretaria de Finanças junto aos contribuintes. “Desde que foi implantado, a procura pelos serviços tem aumentado. Por isso que o número de acessos impressiona.” Mensalmente há uma média de 50 mil acessos.

Admir Leite ainda explica que a intenção é disponibilizar outros serviços e que a intenção de melhorar atendimento requer um aperfeiçoamento constante.

Além desta melhora no relacionamento entre poder público e contribuinte, também é possível acessar no Portal informações sobre orçamento municipal, despesas por secretaria municipal, receitas, relatórios do Tribunal de Contas, informações sobre vencimentos de servidores e as mais diversas que explicam como são aplicados os recursos públicos.

Para o secretário, este número de informações disponíveis, mostrando como se dá o gasto público, vai ao encontro de uma das metas da administração, que tem preocupação com a transparência. “A transparência pública não é uma obrigação da administração pública e sim um dever.”

Investimentos em equipamentos

Para que esta gama de informações e serviços estivesse disponível e funcionasse a contento, foi necessário um grande investimento na infraestrutura física e funcional do Centro de Informática da Prefeitura. Nos últimos 3 anos, foram investidos R$ 1,6 milhão de reais, na reforma e adequação na infraestrutura elétrica da sala de servidores de rede, melhoria na rede de fibra óptica do prédio do Centro Cívico, aquisição de equipamento para armazenamento de dados – Storage, aquisição de sistema de backup, aquisição de nobreaks e grupo gerador de energia de grande porte, além da contratação de 15 novos funcionários para o setor entre técnicos e programadores de sistema.

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076