Piracicaba

.: Prefeitura abre inscrições para workshop sobre manejo arbóreo

Data: 24/05/2022

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realiza nos dias 06 e 07/06, workshop para treinar e capacitar profissionais de manejo arbóreo (podas e supressão de árvores e palmeiras) para executarem serviços em vias públicas. Os interessados em participar devem inscrever-se a partir de amanhã, quarta-feira, 25/05, no site da Sedema (https://bit.ly/WorkshopManejoArbóreo), até 1º/06. As vagas são limitadas. O evento será no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central.

Aqueles que participarem de todas as atividades da programação receberão certificado de capacitação e poderão se credenciar na Sedema para realizar manejo arbóreo em vias públicas, com a devida autorização e seguindo a legistação municipal vigente e o Manual de Arborização Urbana do município, conforme a Lei Complementar 251/2010, artigos 258 e 259.

“Atualmente, há 25 podadores credenciados na Sedema. Não é realizada uma capacitação nesse sentido desde 2016, então esperamos que esse número aumente para 100. Esse tipo de serviço realizado pelos credenciados acaba desafogando a demanda do setor de Arborização Urbana e proporcionando mais uma oportunidade de atividade remunerada à população”, afirma Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e das empresas Engemaia e Arbolab. O Teatro Municipal Erotídes de Campos fica na avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende.

PROGRAMAÇÃO – A programação do workshop conta com treinamentos teóricos e práticos. No primeiro dia, 06/06, as atividades começam às 8h30 e terminam às 17h, com intervalos e horário de almoço. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Alex Salvaia, fará a abertura. Entre as palestras programadas para o primeiro dia estão temas como a legislação municipal, manual e normas de arborização, manejo arbóreo urbano, atividades da CPFL, boas práticas, entre outras.

Já no segundo dia, 07/06, as atividades começam às 8h30 e terminam às 12h, focando na prática em segurança em manejo arbóreo e de poda.

Confira a programação completa e os respectivos palestrantes abaixo:

Programação de 06/06:

8h30 - Abertura | Alex Gama Salvaia, secretário da Sedema

9h - Legislação municipal vigente e Manual e Normas de Arborização | Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana

9h30 - Manejo Arbóreo Urbano | Rogério Goularte M. Gomes, da empresa Engemaia

10h15 - Intervalo

10h30 - Atividades CPFL | Responsável técnico da CPFL
11h - Mesa Redonda: Boas práticas de manejo arbóreo em áreas urbanas e redução de risco

12h - Intervalo de Almoço

14h - Manejo arbóreo digital em Piracicaba/SP: Avaliações e operações | Marcelo Leão, da Propark
15h - Responsabilidade dos credenciados | Robson Willians da Costa Silva, responsável pelo Núcleo de Arborização Urbana
15h15 - Intervalo

15h30 - Técnicas e boas práticas de poda e supressão | Rogério Goularte M. Gomes, da empresa Engemaia

17h - Encerramento

Programação de 07/06:

8h30 - Práticas de Segurança em manejo arbóreo | Rogério Goularte M. Gomes, da empresa Engemaia e Felipe Silveira, arborista Husqvarna
9h30 - Práticas de poda | Rogério Goularte M. Gomes, da empresa Engemaia

12h - Encerramento

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet