Piracicaba

.: Prefeitura amplia para sete os Centros de Testagem para Covid-19

Data: 02/06/2022

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

A partir da próxima quarta-feira, 08/06, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai ampliar de dois para sete os Centros de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes, além de ampliar o horário de atendimento em uma hora por dia, ou seja, o atendimento passa a ser das 17h às 20h30, de segunda a sexta-feira. Além dos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha, passam a receber a população para coleta de testes de antígeno os Crabs Vila Sônia, Cecap e Vila Cristina, além das UBS (Unidade Básica de Saúde) do Caxambu e Alvorada.

A ampliação da oferta da testagem deve-se à grande procura da população em decorrência do tempo frio e seco, período em que são comuns casos de síndromes gripais e respiratórias. "Estamos passando por uma frente fria prolongada, com frio mais rigoroso para este período do ano, propiciando aumento dos casos de gripe e também da Covid-19. Apesar da grande procura pelos centros de testagem, a positividade para Covid-19 pode ser considerada baixa na cidade, porém, é preciso estar em alerta", destaca Augusto Muzilli Jr., médico e subsecretário de Saúde de Piracicaba.

Para Muzilli, este é um momento de risco para a doença. "Com a liberação do uso de máscaras e com um bom índice de vacinação, as pessoas estão baixando a guarda e deixando alguns cuidados de lado. O principal deles é a vacinação. Temos um bom indicador de pessoas que completaram o ciclo vacinal, porém, precisamos que as pessoas procurem as doses adicionais para ampliar a sua proteção e evitar ser um portador sadio, quando a pessoa tem a doença e não apresenta sintomas, mas está transmitindo-a. Por isso reforço o pedido para que as pessoas que precisam tomar sua dose da vacina, agendem pelo VacinaPira e se imunizem", completou o médico.

De acordo com o Departamento da Atenção Básica (DAB), responsável pelas centrais de testagens para Covid-19, de segunda-feira (30/05) até quarta-feira (01/06), foram coletados 311 exames no Crab Piracicamirim, com 65 positivos (20,9%) e 215 exames no Crab Santa Terezinha, com 47 positivos (22%). "Desde segunda-feira notamos um aumento na procura pelos testes rápidos, por isso estamos reorganizando as equipes e as escalas de trabalho para conseguir ampliar o acesso à testagem. Se virmos necessidade, podemos nos reorganizar e disponibilizar mais unidades para atender a população", enfatizou o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar alguns dos Crabs (Piracicamirim ou Santa Terezinha) com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19. Devido à dificuldade de aquisição do material nos últimos meses, a ação está sendo realizada após envio dos testes pelo governo do Estado de São Paulo, atendendo a um pedido da SMS.

Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em qualquer uma das quatro UPAs da cidade.

CASOS – De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em janeiro foram 38.441 notificações para Covid-19, sendo 10.360 positivos e 57 óbitos; em fevereiro, 16.207 notificações, com 5.734 positivos e 70 óbitos; em março, 10.840 notificações, 1.620 positivos e 15 óbitos; em abril, 3.074 notificações, 683 positivos e seis óbitos; em maio, 6.101 notificações, 1.270 positivos e oito óbitos.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet