Piracicaba

.: Prefeitura celebra 40 anos dos Varejões Municipais com festa e premiação de concurso de receitas

Data: 27/06/2022

Autor: Texto: Sabrina Franzol / Fotos: Isabela Borghese

Com festa, homenagens e anúncio do vencedor do concurso de receitas Do Campo à Mesa, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), comemorou na tarde desta segunda-feira, 27/06, os 40 anos dos Varejões Municipais. O evento celebrativo, direcionado aos permissionários dos varejões, teve a presença do prefeito Luciano Almeida e aconteceu no Varejão Central, reunindo cerca de 100 pessoas, com música ao vivo, café comunitário e entrega de prêmios aos finalistas e ao vencedor do concurso culinário, o analista de implantação de novas tecnologias Reginaldo Tomé dos Santos, autor da receita de abóbora seca recheada com carne de porco e cream cheese.


Lourdes Lásaro é uma das permissonárias mais antigas dos varejões municipais

“Os Varejões Municipais estão entre os projetos mais lindos que temos no município. Piracicaba tem uma extensão rural enorme e incentivamos que haja a produção local. Enviamos, inclusive, um Projeto de Lei à Câmara Municipal para o desenvolvimento de um selo de produtor local a ser ampliado para a Região Metropolitana de Piracicaba. Espero poder ampliar qualquer projeto que parta da nossa terra”, disse o prefeito.

Conforme a secretária da Sema, Nancy Thame, os varejões municipais configuram uma política pública permanente importante para a cidade. “Os varejões nasceram de uma necessidade da própria população, durante uma crise de abastecimento que o país enfrentou, e hoje perpassam por vários governos devido à importância que têm, oferecendo produtos de qualidade, a preço justo, e gerando emprego e renda”, falou.

Prefeito Luciano Almeida durante evento celebrativo

Também estiveram presentes na festividade o presidente da Câmara Municipal, o vereador Gilmar Rotta; o comandante da Guarda Civil Municipal de Piracicaba, Sidney Miguel da Silva Nunes; a secretária da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Euclidia Maria Fioravante; a diretora de turismo da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Rose Massarutto, e a vereadora Silvia Maria Morales, que entregou moção de aplausos dos 40 anos dos Varejões Municipais para a secretária Nancy e a diretora dos varejões, Eliane Oliveira de Souza.

A celebração teve, ainda, show da dupla sertaneja Pedro e Pedrinho, exibição de documentário e homenagem aos permissionários, representados pela agricultora orgânica Lourdes Aparecida de Fátima Lásaro, uma das primeiras permissionárias cadastradas pela Sema, e o agricultor familiar e presidente da Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores), Vanderlei Sanches.

Reginaldo Tomé dos Santos, autor da receita vencedora do concurso Do Campo a Mesa

“Enquanto a cidade dorme, os permissionários já estão se preparando para fornecer o que é essencial às pessoas, que são os alimentos. Eles precisam ser valorizados, porque são fundamentais para a nossa comunidade”, disse a diretora dos varejões.

CONCURSO – Antes do início da festa dos 40 anos dos varejões municipais, os jurados do concurso de receitas Do Campo à Mesa degustaram as cinco preparações finalistas e escolheram o vencedor. O júri foi formado por Natália Gebrim, nutricionista; Eliane Souza, diretora dos varejões; Maurício Cantoni, jornalista, e Iara Aparecida Stoco, técnica agrícola e comerciante de ovos nos Varejões Municipais.


Jurados degustam receitas finalistas para escolherem vencedor

Estavam disputando a final a Salada da Preguiça, enviada por Gabriela de Souza (que não pôde comparecer por problemas de saúde); croquete de pinhão, de Matheus Proetti; nhoque de inhame com pesto de manjericão, de Sandra Borelli; tempu-talos, inscrita por Jacqueline Volpi, e a abóbora seca recheada com carne de porco e cream cheese, de Reginaldo Santos, que foi a receita vencedora.

Abóbora seca recheada com carne de porco foi a receita vencedora do concurso

De acordo com Santos, a receita de abóbora foi produzida para o Dia dos Namorados e depois aprimorada para a inscrição no concurso. “Foi minha namorada, inclusive, que me mandou o link do concurso. Ela é a provadora oficial das minhas criações. Eu sempre gostei muito de cozinhar, mas trabalho na área de tecnologia, porém, a pandemia serviu para que eu descobrisse novas habilidades e agora estou fazendo cursos na área da gastronomia para, quem sabe um dia, essa ser minha principal fonte de renda”, contou ele, que foi premiado com uma churrasqueira elétrica e uma cesta de frutas, verduras e legumes dos varejões, que também foi entregue a todos os finalistas.

HISTÓRIA - O primeiro Varejão Municipal de Piracicaba foi inaugurado em 26 de junho de 1982. Ele ficava onde hoje é o TCI (Terminal Central de Integração), em espaço da Estação Sorocabana. Com o passar dos anos, a Prefeitura percebeu a necessidade de melhorar a infraestrutura do local e, então, em agosto de 1990, o Varejão Municipal do Centro começou a funcionar em espaço próprio, onde está até hoje, em galpão na rua Santa Cruz, 1.260. Atualmente, são 21 espaços destinados ao varejões na cidade, a fim de atender todas as regiões de Piracicaba, com aproximadamente 160 permissionários cadastrados comercializando cerca de 800 toneladas de alimentos por mês.


Cerca de 100 pessoas participaram da festividade

PROMOÇÕES - Para comemorar as quatro décadas dos varejões, até dia 2 de julho os consumidores terão à disposição promoções exclusivas e sorteios de vale-compras nos varejões.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet