Piracicaba

.: Prefeitura conclui restauração do Portal do Cemitério

Data: 10/08/2006

Autor: Anelise Libardi - Mtb 25040

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) conclui nesta sexta-feira (11), as obras de restauração do portal lateral do Cemitério da Saudade, localizado na Avenida Independência. Com investimentos de R$23 mil, as obras tiveram início no final de maio e contemplaram a demolição do portal porque as estruturas estavam comprometidas e reconstrução das partes de alvenaria, trechos do muro e pilares com molduras. O projeto de reconstrução preservou as características arquitetônicas do imóvel original.

Conforme o engenheiro civil de obras da Sedema, Márcio Antônio Maruko, o Portão está fechado há cerca de três anos, por motivo de segurança, de acordo com laudo técnico da Secretaria. “Com a conclusão das obras, o portão de ferro será reaberto à população no Dia dos Pais”, disse.

Segundo informações do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), o portal foi construído em 1870-1871 e foi o primeiro portão do cemitério quando o local foi municipalizado pela Prefeitura, que em 1872 adquiriu o cemitério protestante contíguo, onde os católicos não podiam ser enterrados, criando assim o Cemitério da Saudade. Em 1906, a entrada lateral deixou de ser principal, quando foi construído o portal em frente a Praça da Saudade.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet