Piracicaba

.: Prefeitura cumpre todos os quesitos para viabilizar construção do hospital veterinário

Data: 14/02/2020

Autor: Miromar Rosa e Marcelo Rocha/Fotos: Miromar Rosa

O prefeito Barjas Negri assinou hoje (14) o Decreto nº 18188/2020 cedendo terreno de 1.742 m² ao governo do Estado para a instalação do hospital veterinário na cidade. Esta foi a última etapa do processo iniciado em maio do ano passado, quando a Prefeitura de Piracicaba se credenciou para fazer parte do programa estadual de construção de 10 hospitais veterinários no Interior. A área está localizada no bairro Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado.

A assinatura do decreto aconteceu durante reunião com os vereadores da Mesa Diretora da Câmara, Gilmar Rotta e Pedro Kawai, o líder de Governo, José Aparecido Longatto, mais o deputado estadual Roberto Morais, os secretários municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, e do Instituto de Planejamento (Ipplap), Arthur Ribeiro, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e membros do Conselho Municipal de Saúde. Agora, caberá ao Instituto de Planejamento (Ipplap) e à Procuradoria-geral encaminhar todos os documentos relativos à doação do terreno.

Desde o ano passado, na divulgação de que Piracicaba se credenciou para participar do programa de construção de hospitais veterinários no Estado, a Prefeitura, seja por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto de Planejamento (Ipplap), tem mantido contato com órgãos estaduais para viabilizar o terreno, um dos quesitos para que a cidade fizesse parte do programa, além de garantir o seu custeio.

Segundo o prefeito Barjas Negri, técnicos da Prefeitura e do Estado fizeram várias reuniões para entender a concepção do hospital e quais as principais características do terreno. Após visitar três áreas, o Estado optou por aceitar uma de 1.742 m², localizada no Terra Rica/Taquaral, próximo ao Cecap-Eldorado, e próximo à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Assinatura do decreto aconteceu no Gabinete do Prefeito Barjas Negri

Sobre essa proximidade do terreno com a Unimep, o prefeito Barjas lembra que, desde 2018, na implantação do curso de Veterinária, a universidade vem discutindo com a Secretaria Municipal de Saúde parceria para que seus alunos possam fazer estágio. O prefeito relata que, no anúncio da possibilidade da construção do hospital, a Unimep se manifestou interessada em participar das tratativas, o que garantirá estágio para os seus estudantes.

Definida a questão do terreno e a aprovação do projeto de lei, caberá ao governo do Estado a licitação da contratação para a construção do prédio, com cerca de 500 m² e também a instalação dos equipamentos. O Ipplap e a Procuradoria-geral providenciaram os documentos do imóvel para a elaboração do projeto de cessão do imóvel ao Estado, que dará andamento nos processos licitatórios de construção e compra dos equipamentos.

Pedro Mello destacou que apenas 10 municípios paulistas, entre as 640 cidades do Estado, serão contemplados com um hospital veterinário. “Esse é o terceiro hospital SUS (Sistema Único de Saúde) que Piracicaba ganhou nos últimos anos”, disse, fazendo menção também ao Hospital Regional e ao Hospital Ilumina. “Além das consultas, o hospital vai realizar raio X, ultrassom, endoscopia e terá salas de cirurgia, inclusive para estimular a castração de animais. É um equipamento que vai, principalmente, ajudar aqueles necessitados, já que os procedimentos veterinários são caros. Se um pet não for tratado, ele vira um problema de saúde para a cidade”, acrescentou.

“Esse hospital veterinário mostra o diferencial que Piracicaba tem em relação a outros municípios. Vai atender ONGs, protetores de animais e a população em geral. Também vai permitir que o município tenha mais controle sobre animais abandonados e aumentar o número de castrações”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta. Já o deputado Roberto Morais lembrou que, em outubro do ano passado, uma comitiva piracicabana participou de reunião na capital com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, para solicitar a construção do hospital veterinário no município. “O secretário de Estado de Saúde deu 'ok' e, então, Piracicaba correu, viabilizou o projeto e saiu na frente de outras cidades. O terreno já foi escolhido e agora o Governo do Estado vai licitar a obra para que a construção comece o quato antes", afirmou.

O vereador José Longatto disse que “esse hospital SUS vem numa hora certa e oportuna, pois vamos conseguir ajudar as ONGs (que acolhem animais abandonados e os encaminham para a castração no Centro de Controle de Zoonoses/CCZ)”. Longatto frisou que tratamentos veterinários não são baratos e que, recentemente, um pitbull mordeu o poodle de sua família, causando dor ao animal e prejuízo ao bolso. “Essa 'brincadeira' me custou R$ 1.000,00”, disse.

Para o médico infectologista e diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-10) de Piracicaba, Hamilton Bonilha, “A criação deste futuro Hospital Veterinário de Piracicaba será um ganho para o município, tanto do ponto de vista científico quanto assistencial”.

COMPET - No último mês de janeiro, o prefeito Barjas Negri encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores que prevê a criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais (Compet), que terá caráter consultivo e estará vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Essa era uma antiga reivindicação de ongues, protetores independentes, lideranças e vereadores. Na exposição justificativa do prefeito, o Compet será um conselho paritário com 18 membros, que serão indicados pela Prefeitura (9) e pela sociedade civil (9). Ele será o responsável por discutir e propor as políticas de proteção e defesa dos animais de estimação ou domésticos e, ainda, daqueles domesticados. Caberá também incentivar a preservação das espécies de animais da fauna silvestre.

 

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 3

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet