Piracicaba

.: Prefeitura faz 5.566 castrações em 2019

Data: 03/02/2020

Autor: Romualdo Cruz Filho/Fotos: Divulgação

Em 2019, os médicos veterinários do centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram 5.566 castrações de cães e gatos, distribuídos por todos os bairros da cidade, beneficiando famílias e seus animais de estimação. Se comparado com 2016, quando foram feitas 2.691 cirurgias, houve um aumento de 106% no número de animais atendidos no período (ver tabela).

De acordo com a médica veterinária Eliane Carvalho, coordenadora do CCZ, a evolução no desempenho se explica pela melhor divulgação do serviço junto às unidades de saúde da Atenção Básica e da ampliação da capacidade operacional do centro cirúrgico nos últimos anos (2016/2019). “O trabalho integrado com a rede da Atenção Básica deu mais eficiência ao nosso propósito, que é o de atender toda a população, especialmente a quem mais precisa do apoio do poder público”, disse.

Em 2017 foram castrados mais 4.408 cães e gatos. No ano seguinte, outros 5.021 foram beneficiados com a cirurgia. Nos últimos quatro anos, portanto, 17.686 animais passaram pelo procedimento, evitando assim o crescimento desequilibrado da população de animais, especialmente dos abandonados e daqueles que vivem na rua, proporcionando a eles melhor qualidade de vida.

 


COMO AGENDAR CASTRAÇÃO

O serviço funciona como no agendamento de consulta médica: a pessoa chega à unidade de referência do seu bairro (USF, UBS ou CRAB) ou no Centrus (Avenida Armando de Salles Oliveira, 2056) e solicita a castração. A demanda é lançada no sistema pela atendente, com dia e hora da cirurgia já confirmados. Ao término do agendamento, o responsável pelo animal recebe o protocolo com as orientações sobre o procedimento pré e pós-operatório.

Além dos animais previamente agendados junto às unidades de saúde, o CCZ realiza cirurgias de castração em animais oriundos de visitas de maus tratos e recolhidos pela unidade.

“Com o novo modelo de atendimento, vamos descentralizar o serviço e atender muito melhor a população, pois contaremos com 73 pontos distribuídos por toda a cidade. Ou seja, teremos o Centrus, 8 CRABs, 52 USFs e 12 UBSs e não apenas o 156, como era”, diz o secretário de Saúde dr. Pedro Mello. Segundo ele, “a iniciativa, além de democratizar o serviço público, dá mais transparência e o torna mais eficaz, por ampliar seu acesso inclusive aos moradores dos bairros mais distantes da região central da cidade”.

 Veterinários do CCZ fizeram 5.566 castrações de cães e gatos em 2019



 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Edital FAC 2020 - Música e Artes Cênicas
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet