Piracicaba

.: Prefeitura lança concurso para escolher árvore símbolo do Jardim Botânico

Data: 04/07/2019

Autor: Texto: CCS Fotos: Justino Lucente

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), lança concurso para a escolha da árvore que será símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba. Os participantes poderão fazer a escolha votando em cinco espécies. Todas elas são nativas das florestas de Piracicaba.

Em sentido horário, acima, à esquerda: Jequitibá, peroba-rosa, pau-marfim, tamboril e caviúna

Dividido em três áreas distintas - uma anexa ao Parque do Engenho Central; uma no Santa Rita, no entorno da lagoa do bairro, onde já funciona o Viveiro Municipal, e uma no Parque Natural da Cidade, situado em Santa Teresinha (Rodovia SP-304) – o Jardim Botânico terá área de mais de 860 mil metros quadrados.

O objetivo do concurso é envolver o maior número de pessoas no processo de criação do Jardim. A votação para a escolha da árvore ocorrerá de duas formas: pela Internet, no link http://bit.ly/EscolhaArvore, já aberta a votação que seque até 15 de julho, e em agosto, entre os alunos dos 5º anos das escolas da Rede Municipal. O resultado será divulgado em agosto.

O concurso da árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Educativa FM, Herbário ESA (professores Vinícius Castro Souza, Marcelo Machado Leão e Flávio Leão); Associação dos Amigos do Jardim Botânico, por meio do seu associado fundador Urbano Campos Ribeiral Júnior e Rede Brasileira de Jardins Botânicos, por meio do seu presidente, João Neves Toledo.

Conheça as espécies candidatas:

Jequitibá-rosa (Cariniana legalis): árvore símbolo do Estado de São Paulo e uma das maiores árvores do Brasil, podendo atingir até 50 metros de altura. Possui flores brancas com detalhes em vermelho. Algumas árvores desta espécie chegam a 3.000 anos e há majestosos exemplares delas na Estação Ecológica de Ibicatu, unidade de conservação situada no município de Piracicaba.


Tamboril (Enterolobium contortisiliquum): árvore com flores amarelo-claras e fruto semelhante a uma orelha. A madeira é leve e flutua facilmente, o que fez com que fosse intensamente utilizada para produção de canoas e barcos no passado, inclusive nos estaleiros nos arredores do rio Piracicaba, por isso sua importância histórica para Piracicaba, principalmente no que diz respeito ao início da industrialização.

Caviúna (Machaerium scleroxylon): A espécie ocorre desde o Nordeste brasileiro até o Paraná. Apresenta tronco cascudo com espinhos e flores roxas. A madeira apresenta longa durabilidade e é uma das mais bonitas da flora brasileira, tendo sido no passado uma das mais utilizadas na fabricação de móveis de luxo, devido à beleza da sua coloração, com tons castanhos e amarelados.

Pau-marfim (Balfourodendron riedelianum): É uma árvore muito alta, com flores amarelas, que foi intensamente explorada no século XX, no Estado de São Paulo, devido à madeira clara, utilizada em móveis de luxo. A coloração da madeira remete às presas dos elefantes, a partir da qual era produzido o marfim, e por isso a árvore recebeu esse nome. Consta de listas de espécies ameaçadas de extinção.

Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron): É uma árvore muito robusta, possui flores amarelas e madeira muito densa e durável, o que fez com que fosse intensamente explorada no interior de São Paulo para a produção de móveis, janelas, portas, entre outros. Consta de listas de espécies ameaçadas de extinção.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 8

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 8

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2019 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet