Piracicaba

.: Prefeitura trabalha na limpeza da cidade e atendimento a atingidos pela chuva

Data: 20/02/2020

Autor: Texto e fotos: Eleni Destro/CCS

A Prefeitura trabalha desde a tarde de ontem, 19/02, na limpeza das ruas e avenidas e no atendimento às famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas entre às 16h e 17h de ontem. Em uma hora, choveu 93 milímetros na cidade, o que causou alagamentos, transbordamento de córregos, queda de muros e de árvores. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas.

Prefeitura limpa a lama na rua Morgado de Matheus, no Castelinho: córrego do Enxofre transbordou

De acordo com a Defesa Civil, o maior dano ocorreu na rua Virgínia Zaia, na Pauliceia. A porta de uma borracharia que fica na rua Fernando Lopes não resistiu ao grande volume de água e estourou, levando equipamentos que estavam dentro da borracharia para o muro nos fundos, que caiu. Equipamentos e água invadiram 4 casas do fundo do terreno. A Defesa Civil foi até o local ainda na noite de ontem, 19/02, e verificou que a estrutura das residências não foi afetada, mas o muro da borracharia será demolido para eliminar qualquer risco.

A casa de Aurora Merino foi uma das atingidas. Ela mora em uma casa nos fundos da rua Virginia Zaia, 38, há três anos e essa foi a primeira vez que teve problemas. “Nunca entrou uma gota de água aqui”, contou. Assim como Aurora, os outros moradores perderam móveis, roupas, alimentos e eletrodomésticos, entre outros bens. Hoje pela manhã, equipes da Prefeitura foram enviadas às casas e ajudaram na limpeza. Os materiais retirados (entulho) serão levados pela Prefeitura para Ecopontos para descarte e o Catacacareco irá recolher inservíveis.

Trabalho de limpeza com caminhão-pipa na rua Dr. João Conceição, na Pauliceia

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) esteve no local e orientou os atingidos a respeito dos serviços de auxílio.

MUITO TRABALHO - A Prefeitura trabalha em várias frentes, com força-tarefa composta por funcionários da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran), Semae, com auxílio da Águas do Mirante, todos coordenados pela Defesa Civil.

Casa atingida pelas águas na rua Virgínia Zaia, na Pauliceia: Prefeitura ajuda na limpeza e recolhimento de entulho

Na manhã de hoje, começou a limpeza de trecho da rua Morgado de Matheus, Paschoal Gerrine e avenida Abel Francisco Pereira, no Castelinho. Caminhões-pipa com água bruta e trabalhadores braçais limpavam a lama que foi trazida pelo córrego do Enxofre, que transbordou, chegando a interditar ruas e avenidas próximas. Duas passarelas na Abel Francisco Pereira, que ficam sobre o córrego, foram interditadas e serão recuperadas. A rua Dr. João Conceição, entre a rua da Glória e rua São João, também na Pauliceia, foi alagada e a limpeza começou nesta manhã, com caminhão-pipa.

Entre os locais mais castigados, além dos citados, estão a avenida Armando de Salles Oliveira, avenida 31 de Março, Estrada do Bongue, avenida São Paulo, avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Independência, entre as ruas São Francisco, Santa Cruz e São João, rua do Rosário, Ulhoa Cintra e os bairros Maracanã e Morumbi. São mais de 20 pontos.

Também foram registradas quedas de muros em alguns pontos da cidade e a queda de duas árvores: uma no Kobayat Líbano e a outra na Chácara Nazareth. Muitos carros ficaram parados nos alagamentos, causando danos materiais.

Passarela sobre o córrego do Enxofre foi danificada pela forças das águas e será recuperada

O Posto do Poupatempo Municipal, que fica na avenida Armando de Salles Oliveira e foi atingido pelas águas, foi limpo nesta amanhã e realiza atendimento normal ao público desde as 12h. As pessoas que tinham horário agendado nesta manhã podem procurar o Poupatempo em qualquer dia ou horário, inclusive aos sábados, que serão atendidas, mediante protocolo.

Uma parte do muro do Cemitério da Vila Rezende, no Jardim Primavera, também caiu por causa das chuvas. O setor de Obras da Sedema enviou engenheiro no local para avaliação e reconstrução.

TAPA-BURACO – O grande volume de água formou enxurradas que arrancaram a camada asfáltica em várias ruas e avenidas. A Semob trabalha desde a manhã para resolver esses problemas, tendo como foco inicial as avenidas com maior fluxo de veículos.

Asfalto foi danificado em várias ruas e avenidas e Prefeitura já iniciou os reparos

Na Armando de Salles Oliveira, muitas tampas de poços de visita foram arrancados pela água e o asfalto danificado. A empresa Águas do Mirante trabalha na recolocação dessas tampas e, na sequência, esses locais receberão massa asfástica. Hoje de manhã, foram reparados trechos da avenida 31 de Março e da avenida Dr. Paulo de Moraes.

A força-tarefa vai continuar até que todos os pontos atingidos sejam atendidos, tanto asfalto quanto limpeza. A população pode colaborar com a Prefeitura para informar sobre problemas pelo telefone 156.

 

--

DÊ O PLAY NO VÍDEO E SAIBA MAIS

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





4 + 4

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





4 + 4

Plano diretor Racismo é Crime Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Edital FAC 2020 - Música e Artes Cênicas
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet