Piracicaba

.: Professores de educação infantil e agentes de saúde iniciam capacitação em saúde geral e bucal

Data: 16/03/2017

Autor: Larissa Mizuhira

Curso é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Fotos: Fernanda Schmidt
_SME9043_Custom

Com o objetivo de promover e otimizar o conhecimento em relação à saúde geral e bucal para aplicação no ensino com as crianças, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), iniciou ontem, 15, o Curso de Extensão: Capacitação em Saúde Geral e Bucal voltado para professores de educação infantil e agentes de saúde da Rede. Além deste, a SME oferecerá ao longo deste ano mais três cursos gratuitos de educação ambiental, também voltado aos educadores.

A primeira aula teórica do curso de extensão foi ministrada pelos professores Ana Cláudia Rossi e Alexandre Rodrigues Frei, ambos docentes da área de anatomia da FOP. Cinco profissionais do setor de Saúde do Escolar da SME e 39 educadores estiveram presentes no curso, que tem carga horária de 80 horas e terá certificado fornecido pela FOP/Unicamp.

Angélica Cristina Cordeiro, coordenadora formadora da SME, deu as boas-vindas aos cursistas em nome da secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa e da coordenadora de pós-graduação da FOP/Unicamp, professora Cinthia Tabchoury. Em sua fala, Angélica destacou a importância da parceria entre a SME e a FOP. “Além disso, é importante frisar o percurso trilhado para a elaboração da estrutura final do curso e a importância de os professores retomarem a ‘vida de estudantes’, visto que se trata de um curso de extensão”, disse Angélica.

Segundo a professora Ana Cláudia, nessa primeira abordagem foi mostrado a anatomia humana de maneira geral para que os profissionais conheçam melhor o corpo da criança e os sistemas de interesse para atuação na escola.  “O conteúdo servirá de base para as próximas aulas, que envolve saúde bucal e emergências e suporte básico de vida”, completa ela.

O curso envolve também antissepsia das mãos, cárie, estudo de campo, entre outros. Os encontros quinzenais, às quartas-feiras, serão divididos em 60 horas teóricas na sede da SME e 20 horas de atividades práticas no laboratório FOP, das 7h30 às 10h30.


_SME9040_Custom


_SME9042_Custom
A professora de anatomia da FOP Ana Cláudia Rossi

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





7 - 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





7 - 3

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet