Piracicaba

.: Programa Ver e Viver já atendeu mais de 83 mil crianças

Data: 11/05/2018

Autor: André Thieful / Fotos: Fernanda Schmidt

O programa Ver e Viver desenvolvido pela ArcelorMittal, em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação) e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Setor de Saúde do Escolar e Óticas Carol, atendeu 83.136 crianças desde 1999, quando foi implantado. A iniciativa visa diagnosticar problemas de visão precocemente.

Todos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I devem passar por triagem onde é feito o exame de acuidade visual. De acordo com a agente escolar de saúde, Rosemeire Bruno, cerca de 3.800 crianças devem passar pelo teste neste ano.

Esse trabalho é realizado nas escolas pelos agentes de saúde do Setor de Saúde do Escolar da SME, orientadores de alunos e professores. Se constatado algum tipo de alteração, a criança será encaminhada para consulta médica e, se necessário, terá os óculos confeccionados gratuitamente.

Na última segunda-feira (07), cerca de 40 alunos das escolas Professor Irineu Umberto Packer, Professor Santo Granuzzio, Professora Olívia Caprânico e Rachael de Queiroz passaram por consulta na Clínica de Olhos de Piracicaba com o médico oftalmologista Paulo Gaiotto.

“Os exames são feitos todas as segundas-feiras. São 40 crianças que passam pelos exames, isso após a triagem feita nas escolas. Se a gente diagnosticar (alguma alteração na visão) agora no início pode ajudar a criança a melhorar o desempenho escolar”, disse a supervisora do Ensino Fundamental, Aparecida Vila Nova.

De acordo com o oftalmologista Paulo Gaiotto, exames nessa fase da vida da criança podem prevenir problemas mais graves. “Esse programa é importante porque ele faz uma avaliação, geralmente, antes dos sete anos de idade. O ideal é que toda criança passe por um exame oftalmológico antes dessa idade. Se for detectada algum tipo de alteração, já faz o tratamento e, na grande maioria dos casos, previne algum tipo de cegueira na infância”, disse.

O programa Ver e Viver é o mais antigo da parceria da ArcellorMittal com a Prefeitura. A experiência positiva levou a empresa a desenvolver o programa em outras cidades. “Foi tão bem sucedido que foi expandido para as outras unidades da ArcelorMitall no Brasil”, disse Luis Augusto de Arruda Penteado, diretor de unidade de negócios de Piracicaba e Três Lagoas (MS) da empresa.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, trata o programa como fundamental. “Muitas das crianças que atendemos na rede municipal de ensino não têm condições de comprar os óculos, quando necessário. Assim, conseguimos evitar que uma possível alteração na visão facilmente detectável na infância fique mais grave e prejudique a vida da criança. Precisamos sempre agradecer as parcerias com a ArcelorMittal, Óticas Carol e Secretaria Municipal de Saúde, parceiros fundamentais para a manutenção do programa”, disse.

Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I devem passar por triagem onde é feito o exame de acuidade visual



 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





6 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





6 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet