Piracicaba

.: Programação da Simapira 2022 começa na quinta, 02/06

Data: 30/05/2022

O programa EducaTrilha será uma das ações desenvolvidas durante a Simapira 2022

Na quinta-feira, 02/06, começa mais uma edição das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira), que segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos. O propósito da Simapira é unificar e otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer as ações e reflexões sobre as questões ambientais locais e globais.

A realização da Simapira é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Câmara Municipal, Escola do Legislativo, Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas e Mecânicas), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Instituto de Pesquisas Ambientais/Fundação Florestal/Estação Experimental de Tupi e Projeto Corredor Caipira; entre outras organizações.

“A Simapira é uma oportunidade para trabalhar a conscientização das pessoas para que as condutas do dia a dia sejam compatíveis com a preservação ambiental. Nós temos que ter em mente que o planeta é nossa casa e não existe um plano B”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente, Alex Gama Salvaia.

Segundo o titular da pasta, as ações das Semanas Integradas foram pensadas para que os participantes possam refletir e aprender mais sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Se tratando de meio ambiente, toda atitude que preserve, que favoreça o meio ambiente, toda ação que cause algum efeito positivo ao meio ambiente é uma ação benéfica. Queremos que nossos filhos e netos tenham um ambiente bom para viver, então precisamos nos preocupar com isso e essa semana tem essa finalidade”, diz.

A programação conta com eventos em diversos pontos da cidade, como o Horto Florestal de Tupi, Esalq e Câmara Municipal, que receberão, entre a variedade de ações, aula de ioga, feiras, palestras, plantio de mudas, cursos e oficinas.

“As instituições se organizaram para criar uma agenda única de atividades que ocorrerão durante todo o mês de junho. Isso é importante, pois fomenta uma rede de parcerias que se estende em outros eventos e atividades ambientais desenvolvidas no município”, ressalta Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental no Núcleo de Educação Ambiental da Sedema.

Laís destaca que os temas das atividades são bastante diversificados, abordando recursos hídricos, biodiversidade, resíduos sólidos, saneamento rural, arborização urbana, educação ambiental, plantas aquáticas, entre outros. “O público-alvo das atividades também é bem amplo, envolvendo desde professores da educação básica, estudantes universitários, profissionais de instituições públicas e privadas até grupos da terceira idade”.

SERVIÇO – Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira), de 02 a 30 de junho. Mais detalhes e informações sobre o evento no site da Simapira: https://sedema.wixsite.com/sedema/semana e no perfil do Instagram: https://www.instagram.com/simapira2022/.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet