Piracicaba

.: Projeto Conheça o Jardim Botânico acontece amanhã, 25/06

Data: 24/06/2022

Autor: Camila Piacentini

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), realiza amanhã, 25/06, das 9h às 12h, o projeto Conheça o Jardim Botânico: Uso e Conservação de Plantas Aquáticas, em parceria com Hidrofitotério de Plantas Aquáticas do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq/USP. A ação integra o calendário das Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira).

O objetivo do projeto é apresentar a diversidade de plantas aquáticas existentes na Lagoa do Bairro Santa Rita e aproximar a comunidade do Jardim Botânico de Piracicaba.

O professor Flávio Bertin Gandara, do Departamento de Ciências Biológicas da Esalq, destaca a importância dessas espécies. “Essas plantas têm valor tanto para o uso como plantas alimentícias, medicinais, ornamentais e fibrosas, como também seu valor ambiental, já que podem promover a purificação de rios e lagos e fornecem alimento, flores, frutos e abrigo à fauna. Todos esses aspectos serão abordados durante a atividade”, explica.

O cronograma conta com uma apresentação sobre as plantas aquáticas, uma saída a campo pelo entorno do Jardim Botânico e uma prática no Viveiro de Mudas. Dessa forma, a aproximação dos participantes com o Jardim Botânico será instigada durante todo o evento.

Conheça o Jardim Botânico vai apresentar a diversidade de plantas aquáticas da Lagoa do Santa Rita

OFICINA – A Prefeitura, por intermédio da Sedema, realiza também neste sábado, a partir das 9h, a Oficina de Saneamento Básico na Estação Experimental de Tupi, o Horto de Tupi. A ação integra o Programa Vem Pro Horto, dentro do calendário da Simapira.

O grupo Raízes de Tupi/OCA/Esalq, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e a Fundação Florestal (FF) também atuam na organização do evento, que ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), Guarda Civil, TUPi Transportes e Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

A atividade será conduzida pelo Raízes de Tupi, subgrupo da OCA (Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq/USP), com o objetivo de criar diálogos sobre a realidade do saneamento rural no distrito de Tupi e em Piracicaba, considerando as demandas e possibilidades existentes e estruturas possíveis de serem construídas.

Todas as edições do Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, graças ao apoio e parceria da Semuttran e TUPi Transportes. Para este sábado, o ônibus sairá da plataforma B03, do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, e pode ser pego em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto.

Vale lembrar que esse ônibus estará disponível também para os não inscritos na atividade, mas que desejam passear no Horto, inclusive realizar uma trilha guiada para conhecer melhor o local. O itinerário está disponível no site da TUPi: https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.

Em ambos os eventos somente pode participar quem realizou inscrição previamente. A programação completa da Simapira pode ser acessada em: https://sedema.wixsite.com/sedema/semana.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet