Piracicaba

.: Projeto Música nas Escolas fascina crianças da E.M. Profº Alberto Thomazi

Data: 19/04/2017

Autor: Larissa Mizuhira

Quarteto de metais da OSP se apresentou ontem, 18/04, para 58 crianças

Atrair e prender a atenção das crianças não é uma tarefa fácil. Mas para os músicos que se apresentam nas escolas por meio do projeto Música nas Escolas, já virou rotina. O projeto é uma iniciativa da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), e retomou as apresentações ontem, 18/04. Cinquenta e oito crianças de 4 a 9 anos da Escola Municipal Professor Alberto Thomazi, no bairro Cruz Caiada, foram contempladas com a apresentação do quarteto de metais.

Na aula-laboratório, que durou cerca de 50 minutos, os instrumentistas apresentaram obras de compositores clássicos e músicas célebres de vários períodos. As crianças conheceram de perto o funcionamento de cada instrumento, podendo até manuseá-los com ajuda dos músicos. Ouviram temas musicais de filmes, comerciais e desenhos. Também se envolveram fazendo perguntas e tirando dúvidas.

De acordo com a secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, que assistiu à apresentação, o que os alunos tiveram, na verdade, foi uma verdadeira aula. “Esse projeto é um crescimento cultural, eles aprendem, prestam atenção, perguntam, além de mostrar para crianças que esses instrumentos que geram música erudita, também permitem tocar um repertório infantil, com músicas de filmes e desenhos. É o terceiro ano do Música nas Escolas, e esperamos gradativamente que desperte o interesse das crianças pela música”, diz a secretária.

Fotos: Fernanda Schmidt 
_SME9611_Custom

Bianca Barreto dos Santos, de 10 anos, contou que aprendeu como se toca os instrumentos, os tons agudos e os baixos. “Reconheci algumas músicas que eles tocaram, mas a que mais gostei foi a do desenho Frozen. E o instrumento que mais me chamou atenção foi a tuba”.

Já Bruno Leitão Tomaz, 9 anos, gostou mais do trompete, pelo barulho agudo que faz. “Achei bem legal, quero ir ao teatro assistir. Toco bateria desde os 7 anos e pretendo, quem sabe um dia, tocar algum desses instrumentos”, conta ele. 

Música nas Escolas e ABC do Do Ré Mi - Diretor artístico e regente titular da OSP, Jamil Maluf criou os projetos no diálogo com as coordenações de educação infantil e de ensino fundamental da Secretaria de Educação. Desde 2015, as duas iniciativas contemplaram aproximadamente 8.000 crianças da rede municipal de ensino, de pelo menos 40 bairros. O projeto Música nas Escolas quebra a rotina dos estudantes, a partir das visitas didáticas e descontraídas dos quartetos ou quintetos de cordas, madeiras e metais da OSP. Este ano, serão 21 unidades atendidas, três por mês, com duas apresentações em cada escola, atingindo 1.100 crianças.

Já o projeto ABC do Dó, Ré, Mi, abrange aproximadamente 3.000 crianças. A estreia acontece no dia 28, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 9h, para 750 crianças de 10 escolas. São duas apresentações mensais, sempre na última sexta-feira do mês, também com 50 minutos de duração.

O fio condutor do ABC do Dó, Ré, Mi é a comédia, por isso a apresentação é denominada de “showcerto”, uma mistura de show com concerto. O enredo se dá com um desengonçado ator-palhaço, que “atrapalha” diversas vezes o maestro e os 18 instrumentistas. Entre uma música e outra surgem as explicações sobre as famílias dos instrumentos.

Os projetos ocorrem até novembro, exceto nas férias escolares de julho. A intenção é a de levar o conhecimento artístico às crianças entre 4 e 10 anos. “É de criança que se criam hábitos, como o consumo do produto cultural. Não se gosta do que não se conhece, por isso vamos ao encontro do público infantil para transmitir uma mensagem musical fascinante”, diz o maestro Jamil Maluf.


_SME9562_Custom

_SME9586_Custom

_SME9593_Custom

_SME9656_Custom

_SME9673_Custom

_SME9691_Custom

_SME9696_Custom

_SME9629_Custom
Angela Jorge Corrêa

_SME9682_Custom
Bruno Leitão Tomaz

_SME9680_Custom
Bianca Barreto dos Santos

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 + 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 + 3

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet