Piracicaba

.: Projeto Sorriso Cidadão vai atender 5.800 crianças em 23 unidades escolares

Data: 15/06/2022

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS

Após dois anos suspensas devido à pandemia da Covid-19, as ações de Saúde Bucal do Programa Saúde na Escola (PSE), vinculada à Secretaria de Saúde, retomaram no município. A partir de segunda-feira, 20/06, o projeto Sorriso Cidadão do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região apoiará as atividades de saúde bucal em 23 escolas municipais e deve atender mais de 5.800 crianças da Educação Infantil e de Ensino Fundamental 1. A primeira escola a receber o trailer odontológico será a EMEI São Vicente de Paulo, com o atendimento de 520 alunos ao longo das próximas três semanas. O prefeito Luciano Almeida, os secretários de Saúde, Filemon Silvano, de Educação, Bruno Roza, a direção do Sindicato e parceiros do projeto participam do início das atividades, na segunda-feira, 20/06, às 9h30.


O secretário de Saúde, Filemon Silvano, destaca que o PSE tem como objetivo promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes, promovendo a saúde e reforçando a prevenção de agravos à saúde, assim como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação e ainda "articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a suas famílias, contribuindo com a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos".

Prefeito Luciano e o secretário Filemon se reuniram recentemente com representantes do Sindicato para formalizar a parceria com o projeto Sorriso Cidadão - Crédito: Felipe Poleti/CCS


Conforme explica a coordenadora da Saúde Bucal, Fernanda Bado, o trailer Sorriso Cidadão retorna como importante apoio para as ações nas escolas que são vinculadas a Unidades de Saúde as quais ainda não possuem dentistas ou equipes de saúde bucal. "Das 88 escolas municipais aderidas ao PSE, o trailer será responsável, inicialmente, por 23 escolas municipais, sendo 19 de educação infantil e 4 de ensino fundamental 1, e assim que estas escolas forem finalizadas, outras poderão ser incluídas nesta atividade. Na escola, as crianças serão avaliadas e tratadas pela equipe de profissionais do trailer", disse.


O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão completou este mês 8 anos de atividade com mais de 60 mil atendimentos. O projeto é do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, em parceria com a Hyundai Motor Brasil e empresas sul-coreanas instaladas no Parque Automotivo. Além de Piracicaba, o Trailer já passou por cidades como Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca, Capivari, São Pedro, Charqueada, Torrinha e Santa Maria da Serra, além de corporações de segurança (10° BAEP, 16º Grupamento de Bombeiros, GCMP e 5ª Cia da PM) e instituições como Lar Betel, Casa do Bom Menino, Lar Franciscano, Centro de Ressocialização, entre outras.

Sorriso Cidadão já passou por oito cidades da região nos últimos anos - Crédito: Divulgação/SindMetal


De acordo com o presidente do sindicato, Wagner da Silveira, o Juca, o programa Sorriso Cidadão tem como missão prevenir e promover saúde bucal em prol do cidadão. O trailer, é equipado com um moderno consultório odontológico em seu interior, contando com compressor próprio, raio-x, autoclave, fotopolimerizador, dentre outros. Diversos tipos de tratamentos, como orientações de higiene oral, técnicas preventivas, restaurações, raspagem de tártaro, profilaxias, endodontia e pequenas cirurgias, são realizadas. "O Sorriso Cidadão é uma ação social que tem feito a diferença na vida das pessoas por onde ele passa, pois é mais que um atendimento odontológico, é envolvimento e interação entre escolas, crianças, comunidades, instituições, prefeituras e a equipe do projeto", disse.

SERVIÇO – Programa Saúde na Escola e Trailer Sorriso Cidadão. Segunda-feira, 20/06, às 9h30, na EMEI São Vicente de Paulo que fica à rua D. Pedro I, 1.734, no bairro Cidade Alta.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet