Piracicaba

.: Promore soma mais de 1.600 moradias em Piracicaba

Data: 30/11/2018

Autor: Texto: Eleni Destro Fotos: Felipe Ferreira

No Estado de São Paulo já são mais de 9 mil projetos concretizados em três décadas de história. Em Piracicaba, onde chegou em 1991, o Promore (Programa de Moradia Econômica) é responsável por tornar realidade o sonho de famílias em 1.614 moradias. Criado em 1988 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), o programa garante assistência técnica às pessoas de baixa renda que querem construir, reformar ou regularizar suas moradias. No município, a parceria do SEESP se dá com a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap). Além de Piracicaba, o Promore está em Bauru, Campinas, Rio Claro e Ribeirão Preto, onde há subsedes do sindicato.

 Nilza Franco Rodrigues molha as plantas do jardim de sua casa no São Jorge: regularização do imóvel com a ajuda do Promore

Para ser beneficiário do Promore é preciso atender alguns critérios, como renda familiar de até cinco salários mínimos, possuir terreno, morar na cidade há mais de um ano e não ter outro imóvel no município. A área limitada da moradia é de até 70 metros quadrados, com projetos personalizados, de acordo com a necessidade e vontade do proprietário. O valor cobrado está abaixo do mercado e varia conforme as especificações da construção. A Prefeitura garante isenção de tributos municipais.

De acordo com o engenheiro Aristides Galvão, coordenador do Promore em Piracicaba, quase todos os bairros da cidade contam com uma moradia que se concretizou pelo programa. “Antes a Prefeitura fornecia planta gratuita para a pessoa interessada em construir, mas muitas vezes não havia acompanhamento técnico, o que dava problema. Para evitar isso, foi criado esse convênio. Para dar essa assistência técnica”, explica Galvão, que trabalha no Promore Piracicaba ao lado dos engenheiros Laércio Penteado Gil Filho, Neusa Maria Galvão Cândido e Sidinei Claudino.

“O Promore é mais uma das ferramentas que a Prefeitura de Piracicaba oferece às pessoas de baixa renda que querem conquistar sua casa própria. Um dos papéis da Administração é esse: facilitar a concretização desse sonho, que é, também, garantia de cidadania”, observa o prefeito Barjas Negri.

SONHO REALIZADO – Uma das pessoas beneficiadas pelo Promore em Piracicaba é a aposentada Nilza Franco Rodrigues. Em 2005, ela procurou a Prefeitura para saber mais sobre o programa, se cadastrou na Emdhap e, como atendia aos requisitos, foi selecionada. A casa de Nilza foi construída no terreno que tinha no Mário Dedini, em sistema de mutirão. Escolheu a planta que queria e teve a ajuda de um engenheiro.

Nilza vendeu a casa no Mário Dedini e comprou outra no São Jorge, que acaba de regularizar com a ajuda também do Promore. O engenheiro Laércio Penteado Gil Filho foi o responsável por fiscalizar a estrutura do imóvel e sua habitabilidade, que foram aprovadas. “”Acabei de protocolar o pedido de Habite-se do imóvel, já que tudo estava de acordo”, informou Gil Filho. “Morava de aluguel e isso mudou minha vida. Trabalhei muito, mas valeu a pena”, garante Nilza.

As famílias que atenderem aos requisitos do programa podem procurar a Emdhap, na avenida Cristóvão Colombo, 1.900, ou o Promore, no Mezanino do prédio da Prefeitura. O telefone é 3403-1151.

 

 

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 - 6

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 - 6

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2018 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet