Piracicaba

.: PSA, programa de conservação ambiental da Prefeitura, será tema de curso

Data: 08/06/2022

Autor: Texto: Thaís Passos/Sema

O PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), programa da Prefeitura de Piracicaba, coordenado pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), será tema do curso Saneamento Rural, promovido pela Escola do Legislativo amanhã, quarta-feira, 08/06, das 9h às 17h. O PSA tem como principal objetivo proteger e incentivar a conservação das microbacias da região.

A abordagem do PSA será feita pela engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moncaio Moda, que faz as vistorias das propriedades inscritas no programa desde seu início, em 2018.

O PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município. São aceitas inscrições de áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

O engenheiro ambiental Douglas Brunelli, assessor técnico na Agência das Bacias PCJ, complementará a discussão explicando sobre a elaboração do projeto ambiental individual de PSA pelos produtores rurais de Piracicaba.

CURSO - O curso Saneamento Rural também terá uma abordagem do diagnóstico e plano de ações relativos ao tema, com a participação do presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Maurício de Oliveira, e do engenheiro agrícola Renato Cardoso.

Tanques sépticos, unidades de tratamento complementar, bacia de evapotranspiração e círculo de bananeiras serão explanados pelo professor e doutor especialista em saneamento e ambiente Adriano Luiz Tonetti e a bióloga e doutora especialista em saneamento rural, Isabel Campos de Salles Figueiredo.

A engenheira ambiental e mestre em ciências ambientais Amanda Carrara e o professor e mestre em ciências Djalma Nery, tratarão sobre fossa séptica biodigestor e banheiro seco. O curso será finalizado com a apresentação de projetos e ações na área, pela estudante de gestão ambiental Bianca Caroline Alves Leite, o especialista em educação ambiental e transição para sociedades sustentáveis Bruno Fernandes e o técnico em análises químicas, Akil Alexandre Costa Silvério da Silva. A mediação será feita pelo engenheiro ambiental e doutor em engenharia civil Ayri Saraiva Rando. 

O curso será presencial na Escola do Legislativo de Piracicaba, que fica na rua do Rosário, 833, Centro, e tem como público-alvo gestores e técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, produtores rurais, acadêmicos, membros de colegiados de controle social que vinculam-se à agenda pública em questão e demais interessados no tema.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet