Piracicaba

.: Quinta-feira, 12/10, é o último dia para ver o 44º Salão Internacional de Humor

Data: 10/10/2017

Autor: Texto: Eleni Destro Fotos: Divulgação/SIHP

Quem não foi ao Engenho Central para visitar o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba deve se apressar. Quinta, 12/10, feriado de Nossa Senhora Aparecida, é o último dia para ver a mostra principal e as paralelas instaladas no local. A paralela Caricaturas de Mulatier, na Casa do Povoador, continua até domingo, 15/10, e Na Linha do Humor, no metrô de São Paulo, segue até novembro. Aberta em 26/08, esta edição do evento recebeu mais de 200 mil visitantes e ficou marcada pela 1ª Feira de Quadrinhos e pela presença do criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que levou uma multidão ao Engenho.

Imagem da abertura do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba: dia 12/10 é o último dia para ver

O Salão de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) e faz parte das comemorações pelos 250 anos de Piracicaba.

É preciso reservar algum tempo para ver a mostra principal, o 15º Salãozinho de Humor e as paralelas, todas no Engenho. Na principal, estão os desenhos e esculturas vencedores desta edição, como a caricatura tridimensional de Bruno Hamzagic, na qual ele retrata o pintor norte-americano Jackson Pollock (1912-1956), um dos nomes mais importantes do expressionismo abstrato, vencedora do prêmio Caricatura e do Grande Prêmio Zélio de Ouro.

Estão expostos ali, também, os trabalhos premiados do cubano Ángel Boligán Corbo (Prêmio Charge), do austríaco Klaus Pitter (Prêmio Cartum); Makhmudjon Eshonkulov, do Uzbequistão (Tira), Dálcio Machado (Temático Criança), Raimundo Rucke (Águas do Mirante), Fred Ozanan (Saúde – Unimed), André Moura Bethlem (Câmara de Vereadores) e de Rafael Corrêa (Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righetto).

Ainda podem ser vistas no Engenho as paralelas E Depois a Maluca Sou Eu, com trabalhos de Mariza Dias Costa; Traço Preto, de Junião; Cara Nova da HQ, de Montanaro,

Portocartoon 2016, em homenagem ao jogador português Cristiano Ronaldo, com uma seleção de suas caricaturas.

“Tivemos um público ótimo. O Salão de Humor é mais um espaço para reflexão, tanto dos artistas quanto dos espectadores, sobre os acontecimentos e personagens mundiais e do Brasil. É um local para reflexão sobre o papel da arte na vida das pessoas”, ressaltou a secretária da SemacTur, Rosângela Camolese.

O diretor do CEDHU e do Salão de Humor, o cartunista Erasmo Spadotto lembra que esta edição ficou marcada pelo ineditismo do Grande Prêmio – a premiação de uma caricatura em 3D – e também pela visita ilustre de Mauricio de Sousa. “O prêmio dado a Bruno Hamzagic marca uma nova fase do Salão, que foi coroado com a presença do pai da Turma da Mônica e ícone brasileiro das HQs, Mauricio de Sousa. Por meio da arte e do bom humor, o Salão escreve a história do país e do mundo, por meio de charges, cartuns, caricaturas e tirinhas. É uma linha do tempo que nos remete a reflexões, risos e gargalhadas. Uma feira de quadrinhos também nasceu neste ano e mais de 5.000 pessoas passaram por ela, que foi palco de lançamentos de títulos, palestras e workshops. Enfim, o Salão de Humor, mais uma vez, termina com a certeza de que a próxima edição será ainda melhor”, comemora.

A Feira de Quadrinhos teve a participação das editoras Panini, Peirópolis, Cortez, Panda Books, Autentica e Matrix, além do GAEB (Grupo Associado de Escritores Brasileiros), com livros infantis, da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba) e autores independentes. Os estandes promoveram seus principais autores e obras, entre eles Mário Sérgio Cortela e o próprio Mauricio de Sousa.

Este ano, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu a inscrição de 2.985 trabalhos de 560 artistas, originários de 57 países. Destes, 410, de 34 países, foram selecionados para a mostra principal, no Armazém 14 do Engenho Central.

MAIS TEMPO PARA VER – A exposição paralela Caricaturas de Mulatier, na Casa do Povoador, ficará aberta à visitação até o domingo, 15/10. O autor do trabalhos, o caricaturista francês Jean Mulatier, é reconhecido mundialmente como um dos “papas” da caricatura. Vale a pena ver.

Mostra Caricaturas de Mulatier pode ser vista até domingo, 15/10, na Casa do Povoador

Quem estiver em São Paulo, tem até o mês de novembro para ver a paralela Na Linha do Humor, seleção de caricaturas participantes do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com autores brasileiros e estrangeiros, que está exposta em diversas estações do metrô, com visitas de domingo a sexta, das 4h40 à 0h20 e aos, sábados das 4h à 1h.

 SERVIÇO – 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Parque Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba. Dia 12/10, último dia, das 9h às 17h. Caricaturas de Mulatier. Na Casa do Povoador. Até 15/10. De segunda a sexta, das 8 às 17h. Sábados, das 9h às 13h, e domingo, das 13h às 17h. Programação completa no endereço salaointernacionaldehumor.com.br. Informações: (19) 3403-2620/2623.
 


 



 

Fonte: CCS

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





3 - 3

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





3 - 3

Logo comemorativo Racismo é Crime Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet