Piracicaba

.: Região Oeste recebeu as duas primeiras plenárias do Orçamento Participativo

Data: 25/05/2022

Autor: João J. de Souza- Fotos- Isabela Borghese

 

A plenária do OP na segunda-feira foi realizada no Centro Social Tatuapé II

A região Oeste recebeu as duas primeiras plenárias do Orçamento Participativo na segunda e terça-feira, dias 23 e 24/05, nos centros sociais dos bairros Tatuapé e Novo Horizonte, respectivamente. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, as plenárias acontecerão sempre a partir das 19h, às segundas e terças-feiras, com o objetivo de manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de receber demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos. A região Oeste abrange cerca de 47 bairros. As plenárias são abertas à população e abrangerão as seis regiões da cidade (Oeste, leste, norte, sul, centro e rural) e prosseguirão até o dia 28/06.

O assessor da Secretaria de Governo e coordenador do OP, Jackson Santiago, destacou ser importante a participação da sociedade nas plenárias, por permitir que apresente as carências de seu bairro e região. "O Poder Público tem restrições orçamentárias, mas junto com a sociedade podemos encontrar alternativas que beneficiem a coletividade", disse.

A segunda plenária do OP foi realizada no Centro Social Novo Horizonte

Um dos participantes da plenária de ontem foi Jorge Ribeiro, 26 anos, líder comunitário e morador do bairro Santa Fé. Ele reconhece a importância do Orçamento Participativo e, para ele, esse é o caminho mais apropriado para que as comunidades possam se manifestar e apresentar as demandas de seus bairros. Durante a reunião ele apresentou a sua demanda, que é a construção de um centro comunitário para atender os moradores do Santa Fé I, II e III. "Fiz questão de exercer minha cidadania em busca de melhoria para a região em que vivo", observou.

Jorge Ribeiro, líder comunitário do bairro Santa Fé

Luana Ires da Silva, 19 anos, da região do Novo Horizonte, participou pela primeira vez de uma plenária do OP. "Vim para a reunião para ouvir e aprender como é o funcionamento de uma plenária. A cultura sempre esteve presente em minha vida e participo intensamente de eventos culturais da cidade. A minha demanda é a ampliação das opções culturais voltadas aos jovens. Minha expectativa é que a Administração municipal possa nos ouvir e atender o nosso pedido", completou.

Luana Ires da Silva pleitou mais atividades culturais voltadas aos jovens

DEMANDAS – Entre as demandas apresentadas pelos representantes da região Oeste estão o recapeamento asfáltico no bairro Jardim Planalto e Loteamento Ipanema; construção de duas salas no Espaço do Centro Social do Jardim Planalto; instalação de parque infantil na praça do Jardim Planalto; instalação de câmeras de monitoramento na rua Maria Isabel da Silva Matos, em frente à escola municipal Enedina Lourenço; construção de ponte sobre o ribeirão do Enxofre, ligando a rua Maria Isabel da Silva Matos com a rotatória no final da rua Madre Maria Teodora; construções de campo de futebol no Nazareth II; reforma do centro comunitário do Vila Cristina e um centro cultural no Jaraguá.

A comunidade também solicitou a construção de uma unidade do Programa Saúde da Família do Tatuapé II; conclusão das obras da escola municipal de educação infantil Marcia Regina Giuliani Novello; revitalização e reforma do campo de futebol do Jardim Tókio e regularização fundiária e canalização do esgoto da Comunidade Portelinha.

Caso as demandas apresentadas na plenária tenham algum aditamento ou acréscimo, o participante poderá encaminhar os respectivos acréscimos até cinco dias úteis após a data de realização da plenária à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail comop@piracicaba.sp.gov.br.

O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos de prefeituras municipais para assuntos locais, por meio de processos de participação da comunidade.

As próximas plenárias acontecem nos dias 30 e 31/05, no Centro Social Sol Nascente/Alvorada, e no Centro Comunitário Piracicamirim/Petrópolis, respectivamente.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet