Piracicaba

.: Região Sul apresentou demandas nas plenárias do OP

Data: 15/06/2022

 

Plenária do OP no centro comunitário do Jardim São Paulo- foto- Isabela Borghese

As plenárias do Orçamento Participativo com os representantes das associações de moradores e lideranças da região Sul foram realizadas na noite de segunda-feira e terça-feira, 13 e 14/06. As reuniões ocorreram no centro comunitário do Jardim São Paulo e no centro cultural Sebastião da Silva Bueno - Nhô Serra, respectivamente. A região Sul é formada por 60 bairros. As plenárias já ocorreram nas regiões Oeste, Leste e Norte e serão encerradas no dia 28/06, com a região rural.

Plenária do OP no Centro Cultural Nhô Serra- foto- Guilherme Valdanha

As pessoas que compareceram nas plenárias da região Sul informaram necessidades dos bairros e região. Foram citadas a reforma e manutenção da quadra esportiva localizada na rua Santo André, no bairro Nova América; instalação de uma Unidade da Saúde da Família (USF) ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender a população dos bairros Nova América e Jardim Elite; implantação de rede de galerias de águas pluviais nas ruas Paulo Ferreira Camargo; Fernando Aloisi; Jacques Andrade; Theresa Valverde Valério; Catarina Schmidt; Frei Luiz Maria de São Tiago e Luiz Razera, próximo ao supermercado Savegnago e padaria Avaré e construção de um centro cultural no bairro Nova América.

Também foi pedido o aumento da ronda e patrulhamento diários pela Guarda Civil no bairro Nova América, Jardim Elite e adjacências; construção de um varejão no bairro Nova América; instalação de semáforo no cruzamento da rua Luiz Razera com a General Goes Monteiro; na avenida Professor Alberto Vollet Sachs com a rua Luiz Razera ou com a rua Frei Luiz Maria de São Tiago, próximo à padaria Avaré; colocação de radar ou lombada na rua Santa Catarina, entre as ruas Xisto Quadro Aranha e rua Capitão Goes Aranha, entre outras.

Representando o bairro Nova América, Claudinei Henrique do Santos, conselheiro do OP, reconhece a importância das plenárias para que a região possa apresentar suas reivindicações e, em trabalho conjunto com a Administração, lutar para que sejam concretizadas. Uma de suas demandas na plenária foi a reforma estrutural da quadra de esportes do Jardim Elite, para que a comunidade possa utilizá-la para práticas esportivas.

Representando o bairro Nova América, Claudinei Henrique do Santos, esteve na plenária no cc do Jardim São Paulo- foto- Isabela Borghese

A representante do bairro Água Branca Adriana Moura participou pela primeira vez de uma plenária do OP e entende que somente com a participação da comunidade as melhorias para a região podem ser implementadas pela Administração. Entre as demandas para o seu bairro citou a abertura de um posto de saúde do Água Branca e a construção de um campo de futebol.

Anízio Silva, do bairro Água Branca, participa há 10 anos das discussões envolvendo o Orçamento Participativo, canal que, segundo ele, permite que a comunidade se manifeste em relação às carências e demandas de sua região. Entre as demandas citadas por ele está a construção de uma escola municipal de educação infantil e a implantação de uma base da Guarda Civil.

Anizio Silva, representante do bairro Água Branca- foto- Guilherme Valdanha

O secretário de Governo, Carlos Beltrame, e o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba (Emdhap) e diretor do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), Sérgio Maluf Chaim, marcaram presença na plenária de terça-feira. Beltrame esclareceu que a atual Administração está empenhada em realizar um trabalho de comprometimento com a comunidade e com o Orçamento Participativo, visando fortalecer as associações de bairro, para que possam ser o elo entre a população e o poder Executivo. "Reforçamos a importância de a população comparecer nas plenárias do OP, pois desta forma o poder Público pode conhecer as necessidades de cada região".

O secretário de Governo, Carlos Beltrame, esteve na plenária da região Sul, no Parque 1º de Maio

As reuniões, coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo, estão abertas à participação da população e acontecem sempre às segundas e terças-feiras, a partir das 19h. O objetivo é manter contato com a comunidade, associações, entidades civis organizadas, no sentido de coletar demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos.

PRÓXIMA SEMANA - As próximas plenárias acontecerão nos dias 20 e 21/06, segunda e terça-feira, com a comunidade da região Centro. Na segunda-feira a reunião será realizada na Biblioteca Municipal, na rua Saldanha Marinho, 333, Centro, e na terça-feira, no centro comunitário da Vila Rezende, na avenida Osvaldo Cruz, 326, Nhô Quim.

 

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet