Piracicaba

.: Rio Piracicaba coloca Defesa Civil em estado de alerta

Data: 10/01/2020

Autor: Texto e fotos: Eleni Destro/CCS

O rio Piracicaba atingiu os 4,36 metros na manhã de hoje, 10/01, com vazão de 388,94 m3 por segundo. A situação colocou a Defesa Civil em alerta e a Prefeitura convocou uma reunião, na tarde de hoje, com os membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, com o objetivo de deixar toda as secretarias preparadas caso aconteça o extravasamento do Piracicaba no final de semana. De acordo com a Defesa Civil, há previsão de um grande volume de chuva no domingo, segunda e terça-feira.

Rio Piracicaba chegou a 4,36 metros na manhã de hoje, 10/01: estado de emergência

A reunião foi coordenada pelo vice-prefeito e secretário de Governo, pasta ao qual o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está ligado, José Antonio Godoy. Todas as secretarias integram o sistema. “É importante que todas as equipes de todas as secretarias estejam preparadas para agir, caso seja necessário”, avisa Godoy.

Essa ação em conjunto inclui o alerta à população das áreas de risco e a disponibilização de caminhões e pessoal para retirada de pessoas e seus bens nas áreas afetadas, além da limpeza dos locais.

MONITORAMENTO – O Piracicaba atingiu os 4,36 metros por volta das 9h30 e chegou ao estado de emergência, que passa para extravasamento aos 4,70 metros. Às 15h50 já tinha baixado para 3,77 metros. Os dados são do Saisp (Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), por meio de leitura de postos das Redes Telemétricas, divulgada a cada 10 minutos.

Piracicabanos e turistas foram até o Parque do Mirante para ver o rio no salto: espetáculo natural

O monitoramento do rio Piracicaba é feito pela Defesa Civil, que iniciou a operação Verão em 1º de dezembro, por meio do Saisp e também por boletins metereológicos diários da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, além de SMS pelo número 40199.

Segundo Odair Mello, diretor da Defesa Civil, entre ontem, 09/01, e hoje, sexta, 10, o volume de chuva em Piracicaba foi pequeno – 6 mm -, mas choveu bastante em Americana (80 mm) e em Santa Bárbara D´Oeste (65 mm), na cabeceira do Piracicaba, por isso o rio subiu bastante.

Para hoje, 10, segundo ele, a previsão de chuva é de 19 mm. O que preocupa é o volume esperado para domingo, segunda e terça, dias 12, 13 e 14, que é de 38 mm, 34 mm e 31 mm, respectivamente.

Á agua subiu até a rampa no largo dos Pescadores

PONTOS – Os principais pontos monitorados pela Defesa Civil são a estrada do Bongue, parque da Rua do Porto, Ártemis, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Ondinhas, bairro Bongue, São Francisco, Estoril e Jupiá.

SERVIÇO – As pessoas que se sentirem em risco podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





1 + 1

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





1 + 1

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet