Piracicaba

.: Samu Piracicaba: serviço gratuito de eficiência e qualidade

Data: 10/01/2020

Autor: Leandro Bollis - MTB: 53.600

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Piracicaba completou 15 anos de atividades no ano passado. Baseado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 200, bairro Paulista, o serviço médio gratuito e de qualidade possui uma equipe integrada por cinco enfermeiros, 21 técnicos de Enfermagem, 23 condutores de veículo de urgência, 20 médicos e 15 técnicos auxiliares de Regulação Médica/Rádio Operadores.

Atualmente, o Samu de Piracicaba conta com seis ambulâncias USB (Unidades de Suporte Básico), uma USA (Unidade de Suporte Avançado) que é uma UTI Móvel, e um veículo de apoio, que promove o atendimento de uma população superior a 510 mil pessoas em 11 municípios da Microrregião de Piracicaba.

Todas as viaturas são equipadas com ar-condicionado e recebem manutenção periódica. Das sete ambulâncias que dão assistência à população, quatro foram incorporadas na frota em 2019. Além disso, outros três veículos equipados, ficam na “reserva” em caso de necessidade de atendimento e/ou manutenção das que rodam diariamente. 

De acordo com a médica Flávia Sá, superintendente Médica das Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, o número de atendimentos mensais do Samu de Piracicaba é de 2,5 mil a três mil com com envio de viatura. Desse montante, cerca de um terço é o chamado APH (Atendimento Pré-Hospitalar) Secundários, Procedimentos Intra-Hospitalares, por exemplo, entre hospitais, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e outras Unidades Médicas. Já os APH Primários, que respondem pela maioria das chamadas no 192, são as ocorrências de rua.

O serviço, que funciona 24 horas, é acessado pelo 192 e acionado pela Central de Regulação das Urgências - que regula o funcionamento do serviço e dos leitos hospitalares de urgência.

SALVAMENTO – Entre os diversos casos que são atendidos diariamente pela equipes do Samu, algumas chamam a atenção e terminam com final feliz. Foi o que ocorreu na noite desta quinta-feira (09/01) quando a equipe salvou um bebê de apenas sete dias que apresentava obstrução das vias aéreas, em função de ter engasgado com leite materno.

O salvamento aconteceu em uma residência no bairro São Vicente. “O bebê apresentava ausência de sinais vitais. Após a entrada da ocorrência, nossa equipe fez uma orientação para os pais via telefone, enquanto outra equipe se dirigia ao local. Graças ao rápido trabalho dos profissionais, a criança foi reanimada”, explicou médica Flávia Sá. 

Fonte: Saúde

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





6 - 5

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





6 - 5

Plano diretor Racismo é Crime Resultados de Exames
Ficar informado sobre Pira ficou ainda mais fácil Semuttran
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2020 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet