Piracicaba

.: Saúde amplia em 13,7% os exames de ultra-som em 2005

Data: 08/02/2006

Autor: Luciane Anhão - MTB 26.999

A Secretaria de Saúde ampliou em 13,7% o número de exames ultra-som em 2005: de 12.518 exames em 2004, o número subiu para 14.238. O aumento de 1.720 de exames deixou otimista o secretário Fernando Cárdenas, que atribui a melhora aos mutirões e ao empenho dos funcionários da Secretaria.

 

Mesmo com a ampliação dos exames, a Secretaria de Saúde ainda se depara com um problema: o grande número de faltas. Segundo Fernando, em média, 40% dos pacientes não comparece aos mutirões. “Isso dificulta o controle da fila de espera, por não termos como trabalhar com números reais.

 

Nos mutirões, por exemplo, outros pacientes poderiam ser convocados mas como não é possível prever as ausências e a quantidade de falta é relativamente alta, o atendimento fica prejudicado”, afirma Fernando.

 

A estrutura da Secretaria de Saúde é para a realização de 1.200 exames mensais de ultra-sonografia. “Se conseguirmos diminuir o número de faltas, sem dúvida, poderemos atender melhor à demanda”, argumenta. Fernando explica que neste ano já foram implantadas modificações na sistemática dos mutirões: “agora, o agendamento dos exames está sendo feito por telefone. Nossa expectativa é que com esse contato pessoal as ausências diminuam”.

 

Fernando sugere que os pacientes informem às unidades de saúde caso precisem faltar nas datas agendadas para os exames. “Com o aviso prévio, temos a chance de encaixar outros pacientes”, argumenta.

 

Segundo Fernando, em 2005, a Secretaria de Saúde conseguiu atender em 100% a demanda de exames de ultra-som obstétrico (gestantes) nas regiões Norte, Oeste e Leste. “Essa atenção específica integra o plano de ações voltados à saúde da mulher, executado em vários projetos, como os desenvolvidos pelo Casm (Saúde da Mulher), o Pacto para Redução do Óbito Infantil, entre outros”, destaca.

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente






X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente






Desenvolvimento Rural Sustentável Multas - Consulta e Parcelamento Resultados de Exames Editais Cultura
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2022 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet