Piracicaba

.: Saúde inicia campanha de vacinação contra gripe na segunda-feira, 17

Data: 13/04/2017

Começa na segunda-feira, 17, nos postos de saúde da Atenção Básica de Piracicaba, a vacinação dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) contra a gripe. Poderão receber a dose também trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados. Neste dia, às 14h, no Lar Betel, será feito o lançamento oficial da campanha. Estarão presentes o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, e profissionais da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que irão monitorar toda a campanha. Uma equipe de saúde também estará presente para vacinar os idosos da unidade.

Este ano, a Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE) dividiu a agenda em etapas para facilitar o atendimento de todos os grupos que terão direito à cobertura. A novidade deste ano é a inclusão dos professores das escolas públicas e privadas. Por isso, a agenda será em cinco fases, sendo que a primeira, iniciou no dia 10/04, envolve os trabalhadores de saúde dos hospitais.

Somente no dia 24 de abril, na etapa 3, começam a ser atendidas gestantes, puérperas e crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos de idade. Pessoas com alguma comorbidade, como diabetes, problemas cardíacos, respiratórios, entre outros, poderão procurar os postos a partir de 2 de maio, durante a etapa 4. Mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo/comorbidade da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Os professores integram o último grupo prioritário (etapa 5), com vacinação disponível a partir do dia 8 de maio. A vacinação dos grupos, já citados anteriormente, continua ao longo da campanha.

VACINAÇÃO NA ZONA RURAL E URBANA – A vacinação na zona rural do município acontecerá no dia 6 de maio, com a abertura de 05 postos fixos de vacinação (unidades de saúde na zona rural) e 12 equipes volantes, que percorrerão diversos pontos da zona rural do município.

O dia "D" da campanha de vacinação acontecerá no dia 13 de maio, sábado. Nesta data, todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários para vacinação, que ainda não receberam a dose, poderão ser vacinadas. A meta do Ministério da Saúde em 2017 é vacinar 90% do público-alvo, composto, em Piracicaba, por 84.683 pessoas. Ou seja, precisam ser vacinadas 76.215 pessoas. Vale destacar que a vacinação é gratuita e altamente eficaz no combate à gripe.

Para facilitar o atendimento, é necessário que as pessoas levem documentos comprovando idade, para aqueles com 60 anos ou mais. No caso das crianças, é importante a carteirinha de vacinação. O mesmo acontece com as puérperas, que serão vacinadas até 45 dias após o parto. As pessoas com alguma comorbidade precisam apresentar o parecer médico atestando sua condição de saúde. Professores e profissionais de saúde também precisam comprovar suas atividades. Nos CRABs e UBSs a vacinação será das 8h às 15 horas. Nas USFs, das 8h às 16 horas.

 

Cronograma da vacinação contra a gripe - 2017

Etapa 1

a partir do dia 10 de abril de 2017: os trabalhadores de saúde dos hospitais

Etapa 2

a partir do dia 17 de abril: os trabalhadores  de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais

Etapa 3

a partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e < de 5 anos anos de idade) e indígenas

Etapa 4

a partir do 2 de maio: comorbidades

Etapa 5

a partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores

Dia D

Dia 13 de maio, sábado, para todos dos grupos prioritários ainda não vacinados

----

QUANDO A MORTE É EVITÁVEL

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, é fundamental que as pessoas se protejam, porque só assim será possível evitar que ocorram mortes por causa da gripe. "A morte é evitável com a vacina. E a população precisa estar consciente disso. As pessoas pertencentes aos grupos com indicação para receberem a vacina, precisam se vacinar. Esses segmentos estão também mais susceptíveis às síndromes respiratórias", enfatizou.

Em 2016, foram registradas 2.220 mortes por Influenza A (H1N1) no país. Em Piracicaba, 12 casos evoluíram para óbito, sendo 11 por A (H1N1) e 1 por A H3. Em 2017, já foram registrados 276 casos e 48 mortes no Brasil. Na cidade ainda não há caso confirmado.

Dos casos confirmados em Piracicaba, 7 contavam com fatores de risco, sendo que os outros 5, não. Desses 5 casos, dois tinham mais de 60 anos (entre 70 e 79 anos), reforçando a necessidade de os grupos com indicação serem vacinados. Segundo Pedro Mello, os outros 25% que estão fora dos grupos de cobertura evidenciam a importância da universalização da vacina por parte do Ministério da Saúde. “Todas as pessoas deveriam ter esse direito”, enfatizou.

Sendo assim, sua sugestão é que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e tenham condições de pagar pela vacina, que procurem seus planos de saúde e se protejam. E aqueles que têm direito à vacinação pelo sistema público, que não deixem de se vacinar. Só assim teremos maior garantia de que o número de mortes por gripe em Piracicaba este ano seja menor do que no ano passado", disse.

GRUPOS QUE SERÃO VACINADOS PELA REDE PÚBLICA

1. Crianças de seis meses a menores de cinco anos

2. Gestantes

3. Puérperas

4. Trabalhador de saúde, públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade

5. Povos indígenas

6. Indivíduos com 60 anos ou mais de idade

7. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

8. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade (conforme indicação do Ministério da Saúde – MS, em conjunto com sociedades científicas)

X

Reportar erro!

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente





9 - 5

X

Enviar e-mail para amigo!

O link da notícia será enviado automaticamente





9 - 5

Logo comemorativo Resultados de Exames
Campanha Sinal Aberto pra vida
Webmail
Contato Prefeitura: Tel. (19) 3403-1000
Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Chácara Nazareth - Piracicaba/SP
2017 - Todos os direitos reservados | Prefeitura de Piracicaba
Desenvolvimento Imagenet